Festival das Artes de Coimbra 2011 é dedicado às Paixões

O Festival das Artes de Coimbra 2011 realiza-se este ano de 14 a 31 de Julho, na cidade de Coimbra, sob a égide “Paixões” e o programa já é conhecido. À semelhança das duas edições anteriores, o festival vai decorrer em diferentes locais da cidade, tendo como palco principal o Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, palco dos amores de Pedro e Inês.

Nesta 3ª edição já estão confirmados os nomes de Irene Theorin (a Isolda de Bayreuth em 2011, num programa centrado em Wagner e Verdi), Dang Thai Son (vencedor e, actualmente membro do júri do Concurso Chopin de Varsóvia) com um recital Chopin, o grupo Sete Lágrimas (com música do tempo de Inês de Castro, séc. XIV, e uma obra inesiana contemporânea), o Shostakovich-Ensemble (com Beethoven e Schumann a preceder o quarteto “Lettres intimes” de Janacek), a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Cesário Costa (Serenata k.320 de Mozart e Serenata para tenor, trompa e cordas de Britten), o Remix Ensemble (“Passio” de Arvo Pärt) e Maria Schneider com a Orquestra Jazz de Matosinhos.

Na área das Artes Teatrais é de destacar a co-produção com o Festival de Teatro de Almada. O ciclo de gastronomia será este ano feito por chefes estrangeiros premiados que trabalham em Portugal. Estão também previstas conferências, exposições de artes plásticas, passeios turístico-culturais, programas para crianças e jovens. O maestro Manuel Ivo Cruz recentemente falecido vai também ser alvo de uma homenagem.

Os preços dos bilhetes variam, os espectáculos no anfiteatro Colina de Camões custam 10 euros, o cinema ao ar livre custa 5, o teatro é de 10 euros; os jantares dos dias 22 e 29 são 50 euros; excepto o jantar dia 27 que custa 80€ euros, o passeio de barco no “O Basófias” é 6 euros; visita ao complexo termal do Luso e palácio do Buçaco e visita à Quinta do Encontro 5 euros. A entrada é grátis até aos 15 anos, os estudantes têm desconto 50% (na compra de bilhetes na Quinta das Lágrimas) e os séniores com mais de 65 anos têm desconto 50%. Os bilhetes podem ser adquiridos na ticketline, Fnac, Almedina (Coimbra) e na própria fundação.

O Festival das Artes é um marco cultural na região, reforçando o papel da cidade de Coimbra no panorama cultural nacional. É um evento multidisciplinar, abordando a Arte duma forma plural, encaixando diferentes manifestações artísticas como a música, o teatro, a gastronomia, a dança, o cinema, a fotografia, a banda desenhada, a poesia e a narrativa. Incluí ainda um ciclo de conferências, exposições de artes plásticas, passeios turístico-culturais e programas para crianças e jovens. A organização do festival cabe à Fundação Inês de Castro (que tem como objectivo, o estudo e divulgação da temática Inesiana).

Texto de Clara Inácio
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta