Festival De Cinema Heritales Arranca Amanhã Em Évora

Arranca amanhã em Évora, a 2ª edição do Festival Internacional Heritales sob o tema “Comunidades Sustentáveis”, que é um dos 17 objetivos presente na agenda 2030 da UNESCO para o desenvolvimento sustentável.

O festival de cinema vai decorrer até dia 23 de setembro, e “procura divulgar narrativas de natureza filmíca e gráfica relacionadas com o património cultural material e imaterial, fazendo uma aproximação interdisciplinar e apoiando-se na sétima arte para recuperar o valor patrimonial da comunidade, especialmente na viabilidade das comunidades sustentáveis, sejam elas atuais ou históricas”.

O programa apresenta vários filmes de autor em torno de temas do quotidiano – os ofícios, os saberes e a arte de pessoas comuns que, em lugares de todo o mundo, procuram viver em equilíbrio com o seu meio. Para além dos filmes terão lugar conferências, exposições e debates onde estarão presentes os realizadores.

As sessões de cinema têm lugar diversos em espaços emblemáticos da cidade (públicos, privados, fechados e ao ar livre) e o acesso é gratuito.

A organização é do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, da Fundação para a Ciência e Tecnologia Portuguesa e da UNESCO, contando com o apoio da Câmara Municipal de Évora, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Eugénio de Almeida e de diversas associações culturais da cidade.

Deixar uma resposta