Festival Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas “temperado” com azeite

O Festival Internacional “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”, promovido pela Entidade Regional de Turismo entre os dias 17 e 21 de Outubro, destaca este ano o azeite como produto tradicional da cultura e da cozinha da região.

Portalegre foi a cidade alentejana escolhida este ano para receber a terceira edição do festival, que já passou por Beja e por Évora.

“O azeite é, desde tempos remotos, um dos produtos mais utilizados na cozinha alentejana e um dos bens mais preciosos da gastronomia mediterrânica. Contudo, as suas valência podem e devem estender-se à área do turismo”, explica o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

Por isso mesmo, vai decorrer no primeiro dia do festival, no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, uma conferência internacional sob o tema “Olivoturismo: um novo produto turístico para o Alentejo”, com vários painéis e especialistas nacionais e internacionais.

Para o dia seguinte, está preparado um workshop intitulado “O Azeite: o ouro líquido do mediterrâneo que distingue a nossa gastronomia”, dirigido a estudantes de hotelaria e turismo.

Entre os dias 19 e 21 de Outubro, há ainda aulas de culinária, cozinha de degustação, sessões de showcooking e um mercado dos sabores alentejanos.

A par do festival, decorre, entre os dias 17 e 23, a Semana das Comidas de Azeite, uma iniciativa que desafia os restaurantes da região a confeccionar pratos inspirados no produto tradicional da região.

Segundo a Turismo do Alentejo, o Festival Internacional “tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica na região”, tendo mesmo atraído, nas edições anteriores, “milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país”.

Por Ângela Nobre ( no Litoral Alentejano)

Deixar uma resposta