Festas de Santo António de Reguengos de Monsaraz recebem Amor Electro e “Reguengos Fashion”

As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e tiveram  início no dia 8 de junho e estendem-se até dia 13 de junho. O seu programa inclui as tradicionais marchas populares, música, moda, exposições, mostra de gastronomia, vinhos e artesanato.

A abertura oficial das Festas de Santo António decorreu às 19h00 no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições que contou com a presença do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz que deu lugar ao esperado desfile de moda, “Reguengos Fashion” que contou com a presença de Cláudia Jacques e Filipa de Castro e que teve o oclaro objectivo de promover o comercio local. Seguiram-se as atuações dos dj’s JP e Red Lizard. A noite continuou com Romana, que apresentou o seu mais recente trabalho “Fonte de Vida”, prolongando-se pela madrugada com os dj’s Luiz del Mata, Miss Shy e Grouse.

No sábado, dia 9 de junho, o programa das Festas de Santo António incluiu o esperado concerto dos Amor Electro, a banda da cantora  Marisa Liz, deu corpo e voz aos sucessos “Sete Mares” dos Sétima Legião, “Bem-vindo ao passado” dos GNR, “Capitão Romance”  dos Ornatos Violeta) e “Foram Cardos, Foram Prosas” de Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Camacho), e encantou com o original “A Máquina”, do seu primeiro álbum  “Cai o Carmo e a Trindade”. A fechar a noite, a aposta foi para  as atuações dos dj’s Miller F, Plastik’s e Thiga feat Sérgio G (Sax & Percussion Live Act).

Dia 11 de junho, realiza-se o espetáculo de dança juvenil “Zumba Kids”, às 21h30,  pelo Fit Club Ginásio, seguindo-se meia hora mais tarde “A Nossa Música”, a cargo da Escola de Música “Sítio do Galhanas” e dos seus convidados. A partir das 23h30 a banda Impaktu’s vai abrilhantar um baile popular durante a madrugada.

Na terça-feira, dia 12 de junho, às 21h30, realiza-se o desfile e atuação de sete marchas populares de Santo António. A partir das 23h a banda Função Públika, pioneira na introdução do palco móvel em camião apresenta o seu espectáculo que envolvendo bailarinas e cantores, num espetáculo musical  que  inclui um espectáculo de fogo-de-artifício.

A encerrar as festas de Santo António em Monsaraz, o dia 13 de junho começa às 10h00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do içar das bandeiras e a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Às 10h30, na Praça da Liberdade, concentram-se as imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se meia hora mais tarde a Eucaristia.

Às 21h30 as marchas populares voltam à rua e atuar no Parque de Feiras e Exposições. Nesta noite haverá mais uma marcha, nomeadamente a marcha convidada da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, composta por cerca de 70 elementos, seguindo-se o concerto dos Adiafa.

Durante as Festas de Santo António, o Pavilhão Multiusos disponibiliza  entre as 14h00 e as 24h00 uma mostra de gastronomia, vinhos e artesanato. Estará patente a Exposição Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo, que vai apresentar mais de duas dezenas de automóveis, focando-se este ano nos microcarros e nos grandes americanos. Assim, vão estar em exposição, por exemplo, um Messerschmit de 1955, um Nash Metropolitan de 1958, um Goggomobile de 1960, um Ford Thunderbird de 1955, um Corvette C1 de 1956 ou um Mustang de 1967.

O Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz terá ao dispor dos visitantes um pavilhão com vários restaurantes de gastronomia regional. O bilhete diário nas Festas de Santo António custa 2 euros, exceto no último dia, que terá entrada gratuita. Para quem quiser assistir a todos os espetáculos a organização disponibiliza um bilhete único no valor de 5 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente no Balcão Único Municipal ou nos dias dos espetáculos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta