Festas de Lisboa de 2010 celebram Centenário da República

Vermelho e verde são as cores das festas da cidade de Lisboa deste ano, que arrancam dia 12 de Maio e se prolongam até 15 de Julho, em dois meses cheios de actividades, espectáculos e eventos a decorrer um pouco por toda a capital.

A programação das festas da cidade deste ano volta a apostar na diversidade da programação, mas também numa maior aproximação e envolvimento das populações locais, com o ponto alto das festas a ter lugar na noite de 12 de Junho, véspera de Santo António.

A programação das Festas de Lisboa, este ano destaca o Lounge (uma das novidades das festas), que vai funcionar de 14 de Maio a 15 de Julho no Cinema São Jorge, onde vão marcar presença alguns dos Djs portugueses mais em voga no momento.

No Castelo de São Jorge vai decorrer a feira “Mundo Mix”, de 14 a 16 de Maio, das 12h00 às 23h00, dedicada ao design e novas tendências e que este ano apresenta ainda exposições, concertos, workshops e pequenas actuações de artistas.

Os Micro Bailes, que vão decorrer em algumas zonas emblemáticas da cidade, como o Martim Moniz e o Miradouro da Graça, vão ter lugar a 16 e 29 de Maio, 4 e 30 de Junho, ao final do dia.

Outra aposta forte é a iniciativa “Andar em Festa”, de 19 de Maio a 11 de Julho, que vai levar a música e o teatro aos transportes públicos. Teatro a Metro, Omnibus – Venda Implacável, Fado nos Eléctricos (no eléctrico 28), Art’A_Bordo e Jazz às Onze, são os programas que vão animar o metropolitano, os autocarros, eléctricos, elevadores e comboios de Lisboa.

O Festival da Máscara Ibérica, que vai animar o Rossio, de 20 a 23 de Maio, é outro dos momentos mais esperados, que vai ter o seu ponto alto no dia 22 de Maio, às 16h30, com o Desfile da Máscara Ibérica (numa parceria com a Progestur).

Outra novidade é a instalação cinematográfica Berlin: Moscow, que vai decorrer de 23 a 26 de Maio, numa tenda de circo, instalada no Terreiro das Missas, em Belém. Uma iniciativa integrada no Alkantara Festival.

Repetente nas Festas é a programação dedicada às Casas Regionais de Lisboa, que vai animar o Rossio, de 28 a 30 de Maio, com várias iniciativas de gastronomia, artesanato, danças e música popular.

Este ano, a apresentação das diversas colectividades lisboetas a concurso está marcada para as noites de 4, 5 e 6 Junho, no Pavilhão Atlântico, e o desfile principal está marcado para a noite de 12, na Avenida da Liberdade, como já vem sendo habitual. O mote para as marchas de 2010 é o Centenário da República, com as cores verde e vermelho a dominarem.

Os arraiais populares também vão animar as várias freguesias da Capital, da Ajuda a São Vicente, Alfama, Bairro Alto, Campolide, Belém aos Olivais, passando por outras tantas, onde a sardinha assada e a ginjinha prometem não faltar.

A fazer par real com a sardinha, o Fado marca presença e anima as noites alfacinhas de 3 a 27 de Junho, com as Festas do Fado, em que se destacam os concertos no Castelo de São Jorge, em que vão marcar presença o grupo A Naifa, Pedro Moutinho & Tiago Bettencourt, Paulo de Carvalho e Ana Sofia Varela, Kátia Guerreira, entre tantos outros nomes do panorama musical português. O Museu do Fado em Alfama, a Fábrica do Braço de Prata (a Oriente), o Chapitô, e a Sociedade Nacional de Belas Artes vão também ser palco de espectáculos de fado, com um carácter mais intimista.

Completam ainda a programação os Casamentos de Santo António (no dia 12 de Junho), o projecto Outras Cenas, de 16 a 20 de Junho, que envolve várias instituições e salas de teatro da cidade, como o teatro Dona Maria, a Culturgest, o Museu da Marioneta (na Madragoa), entre outras.

O Teatro das Compras, decorre de 17 de Junho a 3 de Julho, e promete animar a Baixa lisboeta, com a participação do MUDE (Museu da Moda e do Design) e de 13 lojas tradicionais, como a Mercearia Nova Açoreana, a Conserveira de Lisboa, a Chapelaria Azevedo, a Leitaria Camponeza, o Hospital das Bonecas, entre outras.

A iniciativa “Vozes de Fazer Parar o Trânsito” é outra das novidades deste ano, que vai decorrer a 22 de Junho, 3, 6 e 11 de Julho, em vários locais da Baixa. Também dedicado à música, mas a outras músicas é o III Festival de Bandas de Lisboa – Com’Paço, dedicado às bandas filarmónicas, de 28 de Junho a 4 de Julho.

Paralelamente a estas iniciativas vão decorrer muitas outras, do cinema à música, um Festival de Marionetas, cinema, entre muitas outras actividades, que prometem animar a vida da cidade nos próximos dois meses.

Para encerrar as Festas está marcado um grande concerto, intitulado “A República é uma Mulher”, ainda em local a designar, e que vai contar com a presença de Carminho (de Portugal), Lura (de Cabo Verde) e Mart’Nália (do Brasil), e com a participação especial de Carlos do Carmo.

Veja aqui a programação completa: Festas de Lisboa

Por Elsa Furtado
Foto de Lisboa de Elsa Furtado
Artigo anteriorLargo de São Carlos recebe 2ª edição do Festival ao Largo
Próximo artigoOptimus Hype já tem cartaz fechado para as duas primeiras edições

Leave a Reply