Festas de Lisboa de 2010 celebram Centenário da República

Vermelho e verde são as cores das festas da cidade de Lisboa deste ano, que arrancam dia 12 de Maio e se prolongam até 15 de Julho, em dois meses cheios de actividades, espectáculos e eventos a decorrer um pouco por toda a capital.

A programação das festas da cidade deste ano volta a apostar na diversidade da programação, mas também numa maior aproximação e envolvimento das populações locais, com o ponto alto das festas a ter lugar na noite de 12 de Junho, véspera de Santo António.

A programação das Festas de Lisboa, este ano destaca o Lounge (uma das novidades das festas), que vai funcionar de 14 de Maio a 15 de Julho no Cinema São Jorge, onde vão marcar presença alguns dos Djs portugueses mais em voga no momento.

No Castelo de São Jorge vai decorrer a feira “Mundo Mix”, de 14 a 16 de Maio, das 12h00 às 23h00, dedicada ao design e novas tendências e que este ano apresenta ainda exposições, concertos, workshops e pequenas actuações de artistas.

Os Micro Bailes, que vão decorrer em algumas zonas emblemáticas da cidade, como o Martim Moniz e o Miradouro da Graça, vão ter lugar a 16 e 29 de Maio, 4 e 30 de Junho, ao final do dia.

Outra aposta forte é a iniciativa “Andar em Festa”, de 19 de Maio a 11 de Julho, que vai levar a música e o teatro aos transportes públicos. Teatro a Metro, Omnibus – Venda Implacável, Fado nos Eléctricos (no eléctrico 28), Art’A_Bordo e Jazz às Onze, são os programas que vão animar o metropolitano, os autocarros, eléctricos, elevadores e comboios de Lisboa.

O Festival da Máscara Ibérica, que vai animar o Rossio, de 20 a 23 de Maio, é outro dos momentos mais esperados, que vai ter o seu ponto alto no dia 22 de Maio, às 16h30, com o Desfile da Máscara Ibérica (numa parceria com a Progestur).

Outra novidade é a instalação cinematográfica Berlin: Moscow, que vai decorrer de 23 a 26 de Maio, numa tenda de circo, instalada no Terreiro das Missas, em Belém. Uma iniciativa integrada no Alkantara Festival.

Repetente nas Festas é a programação dedicada às Casas Regionais de Lisboa, que vai animar o Rossio, de 28 a 30 de Maio, com várias iniciativas de gastronomia, artesanato, danças e música popular.

Este ano, a apresentação das diversas colectividades lisboetas a concurso está marcada para as noites de 4, 5 e 6 Junho, no Pavilhão Atlântico, e o desfile principal está marcado para a noite de 12, na Avenida da Liberdade, como já vem sendo habitual. O mote para as marchas de 2010 é o Centenário da República, com as cores verde e vermelho a dominarem.

Os arraiais populares também vão animar as várias freguesias da Capital, da Ajuda a São Vicente, Alfama, Bairro Alto, Campolide, Belém aos Olivais, passando por outras tantas, onde a sardinha assada e a ginjinha prometem não faltar.

A fazer par real com a sardinha, o Fado marca presença e anima as noites alfacinhas de 3 a 27 de Junho, com as Festas do Fado, em que se destacam os concertos no Castelo de São Jorge, em que vão marcar presença o grupo A Naifa, Pedro Moutinho & Tiago Bettencourt, Paulo de Carvalho e Ana Sofia Varela, Kátia Guerreira, entre tantos outros nomes do panorama musical português. O Museu do Fado em Alfama, a Fábrica do Braço de Prata (a Oriente), o Chapitô, e a Sociedade Nacional de Belas Artes vão também ser palco de espectáculos de fado, com um carácter mais intimista.

Completam ainda a programação os Casamentos de Santo António (no dia 12 de Junho), o projecto Outras Cenas, de 16 a 20 de Junho, que envolve várias instituições e salas de teatro da cidade, como o teatro Dona Maria, a Culturgest, o Museu da Marioneta (na Madragoa), entre outras.

O Teatro das Compras, decorre de 17 de Junho a 3 de Julho, e promete animar a Baixa lisboeta, com a participação do MUDE (Museu da Moda e do Design) e de 13 lojas tradicionais, como a Mercearia Nova Açoreana, a Conserveira de Lisboa, a Chapelaria Azevedo, a Leitaria Camponeza, o Hospital das Bonecas, entre outras.

A iniciativa “Vozes de Fazer Parar o Trânsito” é outra das novidades deste ano, que vai decorrer a 22 de Junho, 3, 6 e 11 de Julho, em vários locais da Baixa. Também dedicado à música, mas a outras músicas é o III Festival de Bandas de Lisboa – Com’Paço, dedicado às bandas filarmónicas, de 28 de Junho a 4 de Julho.

Paralelamente a estas iniciativas vão decorrer muitas outras, do cinema à música, um Festival de Marionetas, cinema, entre muitas outras actividades, que prometem animar a vida da cidade nos próximos dois meses.

Para encerrar as Festas está marcado um grande concerto, intitulado “A República é uma Mulher”, ainda em local a designar, e que vai contar com a presença de Carminho (de Portugal), Lura (de Cabo Verde) e Mart’Nália (do Brasil), e com a participação especial de Carlos do Carmo.

Veja aqui a programação completa: Festas de Lisboa

Por Elsa Furtado
Foto de Lisboa de Elsa Furtado

Deixar uma resposta