Festa Do Livro Em Belém Começa Hoje

Começa hoje a Festa do Livro no Palácio de Belém, que durante quatro dias vai trazer livros, autores, editoras, debates, leituras, música, cinema, jogos didáticos e apresentações aos jardins do Palácio Presidencial.

A iniciativa, promovida pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa em colaboração com a APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros), começa hoje, pelas 18h00, e vai contar com cerca de 50 editores e livreiros, sessões de autógrafos (com Isabel Stilwell, entre outros autores) uma mini feira do livro, leituras encenadas, cinema, entre outras atividades, várias zonas de leitura, para além de uma área de restauração, ao longo dos jardins do Palácio e ainda uma ligação aberta ao Jardim Botânico Tropical.

O programa arranca com a leitura encenada de actores do Teatro Nacional D. Maria II do texto Nos 500 anos do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com encenação de Tiago Rodrigues, no Pátio dos Bichos, pelas 19h30.

Na sexta feira, pelas 17h00, tem lugar o debate Primeira Pessoa (o “eu” em literatura), com Isabela Figueiredo, Marcello Duarte Mathias, Maria Antónia Oliveira e moderação de Luís Caetano, no Jardim da Cascata. Às 22h30 é exibido o filme Mudar de Vida, de Paulo Rocha, numa homenagem a Maria
Barroso, no Pátio dos Bichos.

No sábado, pelas 17h00, tem lugar o debate Qual Papel?, sobre o futuro do jornalismo, com Clara Ferreira Alves, Isabel Lucas, Paulo Moura e moderação de Carlos Vaz Marques, no Jardim da Cascata. Às 18h30 tem lugar o lançamento e apresentação do livro Viagem Presidencial 1917, por Nuno Severiano Teixeira e Elsa Alípio (edição Museu da Presidência / Imprensa Nacional Casa da Moeda), no Jardim da Cascata. Às 22h30 acontece o concerto pela Lisbon Poetry Orchestra – Poetas Portugueses de Agora – e pela Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

No domingo, dia 24, pelas 17h00 decorre o debate Quem ri por último (humor e literatura), com Abel Barros Baptista, Ricardo Araújo Pereira e moderação de Pedro Mexia, no Jardim da Cascata. E pelas 20h30 tem lugar um concerto com Luísa Sobral.

Durante os quatro dias, no espaço das Bibliotecas de Lisboa vai haver programação especial para os mais pequenos, como Jogos didáticos, Contos, Música para Bebés por Laura Ferreira, Leituras Ler em família, Contos “Os Livros que Gostam de Contar Histórias” de Fátima Éffe & Zé-Luís, Contos “Faz-de-conta” de Clara Cunha e Rachel Caiano,
Memórias de um Lobo Mau de José Fanha, Teatro Estamos todos aqui – performance intergeracional pelo Chapitô, Contos Com Bru Junça, Oficina de Exploradores Musicais (Nuno Cintrão|Conservatório Música de Sintra), Contos “O Senhor Capelo e outras histórias” de Luísa Ducla Soares e Natalina Cóias, Contos “Ter uma irmã é…” de Laura Xavier, e Música Coro Coleg@as, entre muitas surpresas.

A entrada é livre, e pode ser feita na quinta-feira das 18h00 às 22h00; sexta e sábado das 11h00 às 00h00; e domingo das 11h00 às 22h00. A Feira do Livro encerra sempre pelas 22h00.

Deixar uma resposta