Festa do Cinema Italiano está de regresso – atualizado

Festa do Cinema Italiano2013

A 6ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa a Lisboa e leva pela primeira vez uma selecção de filmes e eventos ao Cinema São Jorge e ao Teatro do Bairro, de 20 a 28 de março.

O cartaz oficial desta 6ª edição revisita o imaginário do cinema italiano de género dos anos 70 , com enfoque no  Poliziottesco, que juntamente com o Spaghetti Western estará em retrospectiva na 6 ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano. A  ilustração foi concebida especialmente para a Festa por Giuseppe Ferrario.

Da programação deste ano destaca-se no dia 19 de março, às 21h30, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a exibição de  8 ½ de Federico Fellini, obra que celebra 50 anos desde a sua estreia nas salas e a que Festa do Cinema italiano foi buscar o nome. A sessão de abertura apresenta Romanzo di Una Strage, no dia 21, às 21h30 ao no Cinema São Jorge.

Todos os dias, a partir de sexta, 22 de março, Dopo Le 8 ½, apresenta nos fins de tarde, o Cine-Aperitivo, a partir das 19h00, no Cinema São Jorge, com um petisco diferente a cada dia.   No dia 22, às 21h00, começa o ciclo Mani in Alto!, com o cinema de género italiano dos anos 70, numa retrospetiva que revisita estilos cinematográficos como o poliziottesco e o spaghetti western.

O Debate Sub vs Dub acontece com os protagonistas, italianos e portugueses, tradutores de legendas –  Raul Barbosa, manager de produção da On Air, Isabel Monteiro diretora da Dialectus, Carlos Freixo diretor artístico da Matinha Estúdio Som SA, Margarida Silva Dias jornalista e tradutora especializada na área do cinema e do audiovisual, Francesco Vairano ator e um dos mais conceituados dobradores italiano e Paola D’Agostino, no dia 23, às 15h30, no cinema São Jorge.

Domingo, 24 de março, é tarde de Benfica, de Il Gattopardo, com cine-jantar. Às 15h30 é exibido o documentário Benfica – Torino 4 – 3, que terminou com um desfecho trágico. Vários jogadores e representantes da história do Benfica vão estar presentes nesta sessão. O Teatro Turim (em Benfica) volta a exibir Benfica – Torino 4 – a 3 a 7 de Abril, às 21h30, com a presença do realizador, e nos dias 8, 9 e 10, às 16h00 e às 21h30. Estará no espaço uma exposição fotográfica sobre este acontecimento.   Às 19h30, do mesmo dia, no antigo Mercado de Santa Clara, 8 ½ e a Associação Idade dos Sabores – Centro das Artes Culinárias é a vez do Cine-Jantar com exibição do filme, Miseria e Nobilità de Mario Mattoli, acompanhado de um jantar inspirado no menu desta hilariante obra do cinema italiano

O júri desta 6ª edição é composto pelo  realizador Bruno d’Almeida, o programador cultural e diretor artístico Giacomo Scalisi, o ator Marcello Urgeghe e o crítico de cinema João Lopes, que têm a missão de escolher o vencedor do Prémio de Melhor Filme,  entre os sete novos filmes de autores italianos.

Depois de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano viaja em abril até Coimbra, de 2 a 5; ao Porto de 4 a 7 ; ao Funchal de 11 a 14; a Loulé de 19 a 21 e a Luanda, de 6 a 9 de junho.

A Festa do Cinema Italiano tem o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e co-produção Cinema São Jorge.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta