Festa do Cinema Italiano arranca amanhã em Lisboa

Arranca amanhã em Lisboa, nas Portas do Sol, o 8 ½  Festa do Cinema Italiano, que vai decorrer até 8 de Maio, em várias cidades portuguesas, numa iniciativa em que se pretende reflectir a situação artística, social e política da Itália contemporânea, usando este ano o género Comédia como ferramenta de analise para individualizar e compreender muitos dos vícios e virtudes do povo italiano, de forma subtil e eficaz, como  apelo à reflexão sobre as próprias fraquezas sem que estas se tornem um obstáculo intransponível.

O festival divide-se em vários ciclos, estando o primeiro marcado para 14 a 21 de Abril em Lisboa, seguindo-se Coimbra de 27 a 29, Porto de 29 de Abril a 1 de Maio, e Funchal de 5 a 8 de Maio. A organização do 8 ½ propõe além da Comédia, um largo espectro de mostra de outras artes como a música, literatura e muitas ocasiões para o convívio e divertimento.

Para além da mostra de antestreia de comédia, curtas-metragens, documentários e videoclips, haverá uma Sessão Competitiva, que atribuirá o Prémio 8 ½ .

São convidados para as diversas sessões de debate, personalidades destacadas do mundo do cinema, da musica, das artes e cultura, como Ludovico Einaudi, Paolo Virzì , Micaela Ramazzotti, Heidi Gronauer, Massimo Coppola, Sam Baron.

Esta é uma oportunidade para os cinéfilos e público nacionais apreciarem uma selecção das mais marcantes produções italianas nas quais se contam as últimas obras dos mais consagrados realizadores, bem como, as mais interessantes descobertas entre os autores da nova geração da cinematografia italiana, em formatos como o documentário, a curta-metragem e o videoclip.

A indústria cinematográfica italiana continua a ser uma das mais importantes do mundo estando a atravessar uma época de renascença e de extrema criatividade, o que é revelado pelo facto de, durante o passado ano, terem sido rodadas, em Itália, mais de 130 longas-metragens e 300 documentários, sendo que cerca de metade dos bilhetes vendidos nas salas italianas correspondiam a produções nacionais.

A programação do festival pode ser consultada no site oficial www.festadocinemaitaliano.com e na página do Facebook:  8 1/2 Festa do Cinema Italiano.

Por Rui de Albuquerque Inácio

Deixar uma resposta