Festa do Cinema Francês regressa no dia 4 de outubro ao cinema São Jorge

A décima terceira edição da Festa do Cinema Francês organizada pelo Institut Français du Portugal regressa no dia 4 de outubro ao cinema São Jorge, em Lisboa, e decorrerá até dia 14 de outubro. O evento seguirá depois para Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães terminando nesta cidade no dia 9 de novembro.

Esta edição programou o visionamento de cinquenta e dois filmes francófonos e a presença de Maria de Medeiros, a madrinha deste festival, em seis filmes selecionados por ela e que deram origem a uma categoria que será apadrinhada entre 9 e 14 de outubro. A noite de abertura contará com a anteestreia mundial do filme Paulette de Jérôme Enrico. Nesta categoria, Anteestreias, serão exibidos vinte filmes. O cinema de animação também estará presente dando particular atenção a Jean François Laguionie na secção O Universo da Animação.

De destacar a homenagem feita a Olivier Assayas, que terá uma programação especial em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Como novidade este ano surge uma nova parceria desenvolvida que irá possibilitar a transmissão de oito longas-metragens e várias curtas-metragens no canal de televisão RTP2, nomeadamente nos programas Sessão Dupla e Onda Curta respetivamente.

Os bilhetes para as sessões regulares no Cinema São Jorge e no Institut Français du Portugal têm o preço de 3,50 euros, havendo a possibilidade de adquirir um cartão de cinco ou dez entradas pelo preço de 15 e 25 euros respetivamente.

Poder-se-á consultar mais informações sobre esta Festa em http://www.festadocinemafrances.com/13a/.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta