Fernando Pessoa – Uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Dia 19 de Abril chega às livrarias portuguesas, Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho, ex-Ministro da Justiça do Brasil, com chancela da Porto Editora.

Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia é uma monumental obra sobre a vida de Fernando Pessoa. Chega às livrarias a 19 de abril, com chancela da Porto Editora. José Carlos de Vasconcelos, jornalista e diretor do Jornal de Letras escreveu na apresentação à edição portuguesa que este é “um livro absolutamente invulgar, extraordinário, “apaixonado” e ressalva o possível cariz controverso de certas conclusões. O lançamento da obra acontece no dia 26 de abril, na Casa Fernando Pessoa, pelas 18h30.

Conheci Fernando Pessoa em 1966, pela voz de João Villaret. Foi o começo de uma paixão que até hoje me encanta e oprime. Enamorado desta figura de romance por escrever e de uma obra imensa que dispensa apresentação, José Paulo Cavalcanti Filho partiu à descoberta do homem que aqui nos dá a conhecer, de corpo inteiro: um Fernando Pessoa multifacetado, homem vaidoso, com dons de inventor e astrólogo, de ambições desmedidas e existência modesta; uma vida banal e triste para uma obra verdadeiramente universal. Da reconstituição das esferas culturais da época aos pormenores do quotidiano, Cavalcanti decifra a vida por trás das palavras, a solitária multidão de um só Pessoa.

José Paulo Cavalcanti Filho nasceu em 1948. É advogado no Recife, consultor da Unesco e do Banco Mundial, ex-Ministro da Justiça e é membro da Academia Pernambucana de Letras.

Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia, de  José Paulo Cavalcanti Filho, da Porto Editora, com 712 áginas, à venda a partir de dia 19 pelo preço de 25 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta