“Feiticeiro de Oz” completa 70 anos e é relembrado no Politeama

Poderá encontrar a reportagem da peça feita pelo Canela & Hortelã aqui e com mais fotos ainda aqui.


feiticeiro_de_ozFoi em Agosto de 1939, que o filme O Feiticeiro de Oz estreou no grande ecrã, já passaram 70 anos, a completar no próximo dia 25. Em Portugal, as aventuras de Dorothy, do Espantalho, do Leão e do Homem de Lata e do cão Totó só chegaram um ano depois, mas desde logo conquistaram miúdos e graúdos, que brevemente poderão relembrar as suas aventuras, em mais um musical encenado por Filipe La Féria, no Teatro Politeama.

Realizado  por Victor Fleming e filmado a technicolor, uma novidade para a época, este filme marcou o imaginário de várias gerações, pela suas características técnicas, pela história invulgar, pela interpretação de alguns actores, mas muito especialmente pela banda sonora, que inclui o tema “Somewhere Over the Rainbow”, imortalizado na voz de Judy Garland, que interpretava a jovem Dorothy.

Baseado no livro de L. Frank Baum, O Feiticeiro de Oz conta a história de uma menina, que depois de ser sugada por um tornado no Kansas, chega a uma terra misteriosa, onde vai encontrar um leão que quer ser valente, um homem de lata que deseja ter um coração e um espantalho que quer ter um corpo de carne e osso.

Juntos os quatro amigos e Totó vão percorrer um caminho de tijolos amarelos, que os conduz à cidade de Esmeralda, onde vive o Feiticeiro de Oz, a única pessoa que os pode ajudar a concretizar os seus sonhos.

wizdorthliontinscare

Um filme intemporal, também adaptado aos palcos, e que brevemente os portugueses vão ter a oportunidade de ver no Teatro Politeama, numa encenação de Filipe La Féria, com data ainda a anunciar, mas que promete desde já ser o musical deste Natal, para todas as idades.

Deixar uma resposta