Feira Medieval anima o Mosteiro de Leça do Balio até 15 de Setembro

De 9 a 15 de Setembro, o Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos é palco de mais uma edição da Feira Medieval, desta vez sob o tema: “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. O evento recria ceias e torneios medievais, para além de reavivar o Caminho Português de Santiago, no concelho de Matosinhos, e realçar o importante papel que, durante vários séculos, o referido mosteiro desempenhou no apoio aos peregrinos.

Assim, através de uma recriação histórica, que engloba costumes, hábitos e tradições, a iniciativa pretende transportar os visitantes para a época medieval. No total, mais de 100 artesãos, 14 associações locais, oito recriações, 240 acções de animação, 14 tabernas, 164 animadores e cinco concertos vão fazer deste um evento histórico.

Do vasto programa, destaque para os torneios a cavalo, as ceias e os cortejos medievais, e a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles. Justas de armas, combates e ceias medievais, acampamento militar, treinos com arcos, visitas guiadas ao mosteiro, passeios de burro, espectáculos de dança e música da época ou a prática de armas, são outras das muitas actividades que compõem o certame.

A feira vai ainda ter áreas dedicadas ao artesanato, à falcoaria, às tabernas e à mouraria.

Associando-se a esta iniciativa, a CP vai reforçar a circulação de comboios entre Ermesinde e Leça do Balio, com mais lugares em comboios regulares e realizar comboios especiais nas noites de sexta-feira e de sábado.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta