Feira Joanina anima centro de Guimarães dia 25 de Setembro

Dia 25 de Setembro é dia de Feira Joanina em Guimarães, uma feira histórica recriada conforme os livros e testemunhos antigos, e que datam a feira de Guimarães ao ano de 1258.

A recriação histórica tem lugar no Centro Histórico da cidade berço, nomeadamente no Largo da Oliveira e na Praça de S. Tiago, e pretende homenagear o rei D. João I, que aqui se hospedou pelo menos sete vezes e dizem que gostava muito da cidade.

Durante todo o dia vão haver várias actividades no recinto, como teatro, falcoaria, concertos de música medieval, teatro de sombras e marionetas, cuspidores de fogo, dançarinas de dança do ventre, malabaristas, lutas entre cavaleiros e com varapaus, exibição de instrumentos de tortura, demonstração das diversas fases do linho, demonstrações com arcos e flechas, bobos, entre outras figuras e actividades.

Para além da animação, no recinto vão também haver barracas com produtos artesanais e regionais, como doces, licores, queijos, enchidos, compotas, olaria, cestaria, joalharia, bordados e ferro, entre muitos outros, que podem ser adquiridos pelos visitantes.

A Feira Joanina é uma iniciativa da autarquia em colaboração com as associações culturais e recreativas do Concelho, como por exemplo o Museu de Alberto Sampaio.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta