Feira do Cavalo da Golegã começa hoje

Começa hoje e prolonga-se até dia 14, a 35ª edição da Feira Nacional do Cavalo da Golegã, o maior evento do género no país, que leva milhares de pessoas até à vila ribatejana. Destaque para os concursos, cortejo e bênção dos Romeiros de S. Martinho, além das tradicionais amazonas e cavaleiros que mostram a sua arte.

Este é o ponto de encontro de todos os que apreciam o universo do cavalo em termos de lazer mas também de competição. Todos os anos a vila é invadida por forasteiros não só portugueses mas cada vez mais estrangeiros que ali se deslocam para apreciar a arte equestre num ambiente tradicional.

Do programa destaca-se a assinatura do contrato de financiamento do Centro de Alto Rendimento da Golegã – desportos equestres, pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto na Câmara da Golegã, que terá lugar no sábado, dia 13. Trata-se de um equipamento hípico que vai custar cerca de 3 milhões de euros.

As meias-finais e a final da Taça de Portugal em Horse Ball, a Taça de Portugal de Equitação de Trabalho – Maneabilidade, seminários, exposições e apresentações de livros são outras actividades previstas no programa, a par de provas de dressage,e espectáculos de alta-escola.

Um dos pontos altos da feira de Golegã, intrinsecamente ligado à sua origem histórica que remonta ao século XIV, ocorre na quinta-feira, dia 11, Dia de São Martinho. Neste dia haverá a Procissão de Romeiros pelas ruas da cidade e bênção na Igreja Matriz.

Também não faltarão as castanhas assadas, a água-pé e a jeropiga típicas desta época, as festas, o fado e os espectáculos de sevilhanas, um pouco por todas as casas com garagens e armazéns transformados em bares, tão característicos desta festa do cavalo.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta