Feira de Chocolate de Grândola começa na Sexta, a “um bombom” a entrada

Feira de Chocolate - Programa de AnimacaoA terceira edição da Feira do Chocolate de Grândola começa já na próxima sexta-feira, dia 6 de Novembro, e decorre até domingo dia 8, numa iniciativa que pretende fazer tradição no calendário de eventos anuais da Vila Morena. A entrada tem o custo de  “um bombom”.

Durante três dias vai ser possível degustar vários tipos de cacau, nas diversas mostras gastronómicas, apreciar  esculturas em chocolate e participar em workshops, onde o ingrediente principal é o chocolate.

Uma mostra de vinhos tintos frutados do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz,  ginja de Óbidos, licores de chocolate, fondue de frutas com chocolate, churros, bolos, crepes, trufas, waffles, fartura americana com chocolate ou fogaças, são algumas das especialidades que convidam à descoberta, nos 75 stands do recinto da Feira, mesmo à entrada da Vila.

Algumas das novidades do certame deste ano são a vodka de caramelo e vodka de chocolate, cerveja de chocolate, “flama ardente” (bebida afrodisíaca), chás e cafés com aroma a cacau, queijo de figo de chocolate e massas de trigo com aroma a chocolate, algumas delas já apresentadas na Feira do Chocolate de Óbidos, que teve lugar em Fevereiro.

O espaço dedicado ao Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, com a exposição e realização ao vivo de esculturas e peças em chocolate e massa de pão é um dos pontos de paragem obrigatórios.chocolate

As paisagens alentejanas, são o tema central das peças que o Mestre Chocolatier Paulo Santos vai executar ao vivo e nas quais vai aplicar técnicas de azulejaria em chocolate, utilizando extrosão e raspagem. O ponto alto será o Brazão do Município, com 90 por 60 centímetros, que o mestre promete esculpir durante o evento.

Presentes no certame este ano vai estar também  a Fábrica-Museu de Chocolate Comes, de Espanha, que para além do Chocolate Artesana, apresenta no certame uma exposição com algumas peças do museu.

A gastronomia regional marca também presença, nas diversas tasquinhas presentes no recinto, com destaque para os petiscos como pataniscas com arroz de feijão, javali no tacho com migas ou galinha do campo em molho.

Animam as noites da feira vários eventos musicais, como a actuação da banda N.E.I.M. no dia 6, e no dia 7 é a vez do fadista Rouxinol Faduncho, um boneco de Marco Horácio, animar as hostes. Para os mais pequenos está prevista uma zona com carrosséis e insufláveis.

A organização disponibilaza aos visitantes da feira, transporte gratuito – o comboio do chocolate, à semelhança do que aconteceu na Feira de Agosto, entre o Parque de Feiras e Exposições e vários pontos estratégicos da vila.

O programa completo está disponível em Feira do Chocolate.

Por Cristina Alves
Fotos cedidas pela Organização

Deixar uma resposta