Favaios acolhe Festival das Aldeias Vinhateiras de 28 a 30 de outubro

Favaios vai receber o Festival das Aldeias Vinhateiras de 28 a30 de Outubro. As seis aldeias vinhateiras, Provesende, Trevões, Barcos, Favaios, Ucanha e Salzedas, acolhem o Festival das Aldeias Vinhateiras, em fins-de-semana consecutivos, até finais de Outubro, com jogos populares, e artesanato ao vivo, cantares à desgarrada e música popular, degustação de produtos, um jantar monástico e outro medieval em ambiente de recriação histórica. O evento envolve entidades e instituições locais, para promover o turismo, cativar as populações e atrair turistas e visitantes nacionais e estrangeiros. Tudo para promover um património único, e que permite dinamizar a oferta hoteleira, a restauração e o tecido empresarial da região.

Este festival integra o Programa de Promoção e Animação Turística do Douro e está inserido no Projecto Aldeias Vinhateiras, lançado em 2001 pela CCDR-Norte. Tem o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da Turismo do Douro e enquadra-se nas candidaturas do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro. Este ano tem o apoio do Turismo de Portugal, está integrado nos Eventos Regionais.

O programa inclui visitas guiadas a padarias, adegas e monumentos de Favaios, bem como teatro, bailes populares, folclore e uma merenda popular. O festival vai passar ainda por Provesende, a 22 e 23 de Outubro.

Em Favaios o festival arranca com uma peça de teatro às 21h30. A feira da Rede Aldeias Vinhateiras abre no dia seguinte às 15h00, com visitas guiadas na localidade e animação de rua a cargo de Zés-Pereiras e da OFITEFA – oficina de teatro de Favaios –, que nessa mesma noite sobe ao palco, antes do baile popular. No domingo, depois da Eucaristia, celebra-se os 200 anos do Foral de Favaios, com uma leitura teatralizada. A celebração continua de tarde com o espectáculo de dança pela companhia local TAGF. Às 16h00, a abrir o apetite para a merenda popular, tem lugar o Festival de Folclore Aldeias Vinhateiras.

 Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta