Fantas encerra hoje com Season of the Witch e o Baile dos Vampiros

O Fantasporto, festival de cinema fantástico e de terror do Porto termina hoje, com o filme Season of the Witch e com o já tradicional Baile dos Vampiros, no Teatro Sá da Bandeira, depois de duas semanas de filmes, de vários pontos do mundo, muitas surpresas e curiosidades, afirmando mais uma vez o papel e a importância do festival na área, não só a nível nacional mas também internacional.

O Festival, que já reuniu cerca de 170 realizadores, 30 actores e actrizes, e cem visitantes ligados à indústria cinematográfica, chega à recta final, e hoje será o dia em que o júri vai anunciar  os vencedores desta edição.
Sexta-feira terminaram as homenagens a Jean Renoir, com a exibição do filme Boudu Sauvé des Eaux e a Paulo Trancoso, com o Duas Mulheres de João Mário Grilo. E ficou também assinalada pela homenagem a Mick Garris, nome do cinema fantástico e realizador de filmes como A Mosca 2. Mick Garris participa no Fantasporto como júri internacional, e recebe também o Prémio Carreira.
No pequeno auditório destaque ontem foi para para And Everything is Going Fine de Steven Soderbergh, que também realizou (e recebeu um Óscar) Traffic – Ninguém Sai Ileso, e Death Kappa, de Tomoo Haraguchi, responsável pelos efeitos especiais em filmes como Air Doll, enquanto que no Grande Auditório o destaque foi para The Rite, produção da Warner com Anthony Hopkins, Splice, de Vincenzo Natali e Bedways de Rolf Peter Kahn.

Os dias no Fantasporto foram marcados pela transmissão de filmes como Secuestrados, de Miguel Angel Vivas, I Saw the Devil de Kim Jee-won, ou The Extraordinary Advent of Adèle-Blanc Sec, de Luc Besson. Hoje, Season of the Witch de Dominic Senna, com Nicholas Cage, marca o encerramento do festival, tal como o Baile dos Vampiros.

Os filmes vencedores serão exibidos no domingo, dia 6 de Março.

Por Catarina Delduque

 

Deixar uma resposta