Fantasporto arranca oficialmente amanhã

Na sua 32ª edição, regressou esta segunda-feira à Invicta aquele que é um dos mais antigos e famosos festivais de cinema de Portugal, o Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantas. Como comunica a organização, esta grande festa do Cinema Fantástico é um evento “a fazer serviço público” e a “levar a Cultura a públicos, muitas vezes dela afastados”. A inauguração oficial tem lugar amanhã com Shame de Steve McQueen.

Numa edição em grande, de 20 de Fevereiro a 4 de Março, o Fantasporto anima o Rivoli com mais do que cinema, por entre uma programação que inclui exposições, apresentações de livros, palestras, conferências, debates, workshops, e mesmo robótica e demonstrações de química. Através deste Fórum realizado em colaboração com várias reconhecidas entidades da Ciência e das Artes, o Fantas afirma pretender discutir o FUTURO, dando a conhecer diversas visões do mesmo não só na área do Cinema como no Teatro, Literatura, Arquitectura ou Artes em geral, na Óptica, Robótica, Física, Ciências Biomédicas e Medicina, Politica, Jornalismo, Web, ou Têxteis. Na base destas iniciativas encontra-se a celebração oficial do 30º aniversário de Blade Runner, antestreado no Fantasporto de 1982 e agora exibido na sessão de encerramento do Fórum.

“O FUTURO AGORA” presenteia-nos então com uma inédita exposição de Holografia (que ilustra alguns dos métodos de estereoscopia na base do Cinema 3-D), a apresentação de um macro holograma comemorando o aniversário de Blade Runner, o lançamento do livro Antologia de Contos de Ficção Científica- Fantasporto 2012, apresentações sobre óptica e holografia, e muito mais, não podendo claro faltar, filmes científicos e de ficção sobre o Futuro.

O Festival arrancou bem cedo, na segunda-feira às 9h30, destacando o infame Ed Wood nessa mesma noite com três das suas terríveis obras. Podem ver-se filmes clássicos ou recentes de todo o mundo, obras de Anime ou de António Pedro Vasconcelos, o Dracula de Coppola ou o Nosferatu de Murnau, uma adaptação de H.P. Lovecraft, entre muitos outros.

As sessões desta maratona Fantástica têm o preço de 5 euros exceptuando as de Abertura e Encerramento a 6 euros, havendo algumas sessões de “Cinema a Custo Zero”, e um Livre-Trânsito por 80 euros.

Por Sara Peralta

 

Deixar uma resposta