Fantasporto 2010 abre no dia 26 com “Salomon Kane”

É já na próxima segunda-feira que o “Fantas” começa, com todas as exibições a serem realizadas no Rivoli.

Os preliminares iniciam-se com várias sessões nos dois auditórios e, ainda, o workshop de efeitos especiais. O arranque oficial está, no entanto, marcado para sexta-feira, 26 de Fevereiro, com Solomon Kane.

Dentro das diferentes actividades que vão decorrer durante a primeira semana do festival, realizam-se, nos dias 25 e 26, duas conferências sobre robótica e cinema. Peter Corke, da Universidade de Queensland (Austrália), e Aníbal Ollero, da Universidade de Sevilha, são os especialistas convidados para falar sobre o tema.

Como é habitual, o Baile dos Vampiros realiza-se no Teatro Sá da Bandeira, a 6 de Março, o 30º aniversário festeja-se ao som de DJ nacionais e internacionais. A noite conta com a presença de Late of the Pier, DJ Ride, Black Bambi, Fritus Potatoes Suicide, entre outros.

Homenagem a mestre dos zombies encerra Fantasporto

Deliver Us From Evil, do dinamarquês Ole Bornedal, Heartless, do britânico Philip Ridley, Thisrt, do sul-coreano Park Chan-Wook, ou Embargo, do português António Ferreira, são alguns dos filmes a concurso na secção de cinema fantástico.

À Semana dos Realizadores concorrem 12 filmes, incluindo The Time That Remains“, do palestiniano Elia Suleiman, 1, do húngaro Pater Sparrow, que adapta uma novela de Stanislaw Lem, ou The Eclipse, do dramaturgo e realizador irlandês Conor McPherson.

Na secção de cinema asiático competem filmes como A Frozen Flower, do sul-coreano Yoo Haa, Loins of Punjab, do indiano Manish Acharya, ou Tetsuo: The Bullet Man, de Shinya Tsukamoto.

A sessão de encerramento, que tem lugar a 6 de Março, vai contar com uma homenagem ao mestre dos zombies, George A. Romero. The Crazies é a versão renovada e actualizada do filme homónimo do criador dos mortos vivos.

Depois de divulgados os premiados da edição 30 do Festival Internacional de Cinema do Porto, a festa continua com este bando loucos à solta, que espalham, o terror à sua volta. Sábado, 6 de Março é o grande dia.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta