Fantasia para Tr3s de G.L. Horton sobe ao palco do Centro Cultural da Malaposta

O Centro Cultural da Malaposta apresenta a comédia Fantasia para Tr3s, peça de Um Acto, de G.L. Horton, com encenação de Rui Raposo, de 2 a 27 de Março. A interpretação é de Joana Bastos, Sílvia Balancho e Tiago Nogueira. A produção e distribuição é das BemDitas – Criadores Culturais. Esta comédia apresenta-nos Henrique, casado pela segunda vez e insatisfeito com a mulher actual, com a primeira e com a vida em geral.

Henrique está casado pela segunda vez e esgotado. Para se evadir um pouco deste seu estado imagina melhores modelos das esposas nr.1 e nr.2. As duas mulheres na vida ‘real’ de Henrique interpretam as quatro mulheres na sua vida de fantasia. Ele imagina como seria estar casado com uma versão oitocentista da sua primeira mulher, Beatriz – numa altura em que ambos os parceiros compreendiam que o homem era o Chefe da casa e a sua esposa, a serva. Depois especula sobre as tentações e consolações que uma ama poderá oferecer a esse mesmo chefe de família. Estas duas personagens femininas são criadas pela fantasia de Henrique, começando como satisfação de um desejo, mas transformando-se rapidamente num pesadelo.
Finalmente, Henrique acaba por relativizar, deixa de se martirizar, aceita a sua vida e percebe que na realidade até é feliz. São abordados de uma forma inteligente, cheia de humor e com uma linguagem simples e cativante temas como o divórcio, o domínio, o sonho, a guerra dos sexos, o assédio, o casamento e os papéis que cada um de nós desempenha na vida.

G.L. Horton é uma americana, nascida em Toledo, Ohio. É actriz, dramaturga e encenadora. É membro do StageSource, Dramatists Guild, Playwrights’ Platform e International Center for Women Playwrights. A sua peça “Under siege”/”Choices” foi escolhida para participar no Sundance Theater Lab (promovido pelo Sundance Institute) em 1990 e a maioria das suas obras foi apresentada no Platform’s Annual Festival of New Plays. Os seus trabalhos já foram produzidos na Inglaterra, Irlanda, França, Itália, Grécia e Nova Zelândia.

Fantasia para Tr3s, de sexta a sábado, às 21h30 e domingos às 16h00. Os bilhetes são a 10 euros e estão à venda na bilheteira do Centro Cultural da Malaposta.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta