Hotel Infante Sagres, no Porto recebe exposição sobre Iconografia do Turismo em Portugal de 1907 a 1977

O Hotel Infante Sagres (do Grupo Thema Hotéis), no Porto, recebe a exposição Iconografia do Turismo em Portugal de 1907 a 1977, até ao final de Janeiro.

Esta mostra segue-se depois do sucesso da instalação Uma iconografia do Turismo em Portugal: 1907 -1977, no ISCET, aquando do Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro). O CHIP foi convidado pelo hotel a expor uma versão alargada e aprofundada da mesma.

A atual exposição apresenta uma colecção alargada a mais de 260 objectos representativos da imagem que Portugal oferecia a quem o visita, já em território nacional, ou ainda no estrangeiro. O visitante vai encontrar um país, entre a fantasia e a realidade, cheio de Sol e praia ou “monumentos” antigos, ao mesmo tempo glamoroso e rústico, entre a América e a Europa. A tudo isto acresce a história do design – um design fundado no período de António Ferro à frente do Secretariado de Propaganda Nacional, nas décadas de 30 e 40.

A isto adiciona-se a estética realizada por alguns dos grandes nomes das artes gráficas em Portugal no século XX, como Almada Negreiros, Fred Kradolfer ou Emérico Nunes. Uma propaganda repleta de simbologias nacionalistas e colonialistas, adaptando-se ao contexto histórico dos tempos.

Iconografia do Turismo em Portugal de 1907 a 1977 pode ser visitada das 10h00 às 22h00, no salão Infante do Hotel Infante de Sagres até 31 de Janeiro.

Texto de Clara Inácio

 

 

Deixar uma resposta