Exposição Ponto e Coordenada patente na vila medieval de Monsaraz

Sarah FitzSimons e José Carlos Teixeira apresentam na vila medieval de Monsaraz uma exposição de fotografia e vídeo intitulada Ponto e Coordenada, que está patente ao público na Casa da Inquisição.

Os artistas apresentam fotografia e vídeo provenientes de projetos recentes cujos conceitos em comum são a relação do corpo com a arquitetura (tanto física como psicológica) e a relação da arquitetura com o lugar. Para Sarah FitzSimons, lugar enquanto espaço natural, geográfico e geológico, e para José Carlos Teixeira enquanto espaço urbano, político e histórico. Reunidos pela primeira vez em colaboração artística, o seu objetivo é também dialogar com a arquitetura específica e a carga histórica da Casa da Inquisição que acolhe esta exposição.

Os trabalhos que podem ser apreciados nesta mostra são “House for MandØ”, em que Sarah FitzSimons desenha uma casa em escala real e a três dimensões com tubos de alumínio e coloca-a numa planície de maré no Mar de Wadden na Dinamarca; já  José Carlos Teixeira apresenta o projeto “Being Other (a new community)” que consiste num vídeo desenvolvido em colaboração com um grupo da Bienal de Kaunas 09, na Lituânia.

Sarah FitzSimons nasceu em Cleveland, nos Estados Unidos da América, país onde vive e trabalha. A artista combina várias vertentes artísticas desde a escultura e a instalação à fotografia e ao vídeo para criar obras que vão desde intervenções/instalações temporárias a esculturas mais permanentes.

José Carlos Teixeira nasceu no Porto e vive e trabalha nos Estados Unidos da América. Tem-se dedicado essencialmente à vertente do vídeo enquanto ensaio e/ou instalação, onde investiga e problematiza conceitos de identidade, linguagem, limite, fronteira, exílio e deslocação.

Esta mostra, organizada pelo município de Reguengos de Monsaraz, está integrada no ciclo de exposições “Monsaraz Museu Aberto” e vai estar patente ao público na Casa da Inquisição, na Rua do Quebra-Costas,  até dia 19 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta