Exposição Noites em São Carlos entra nos últimos dias de exibição

Conhecer os bastidores do Teatro Nacional de São Carlos e ficar a saber um pouco mais sobre ópera e sobre o teatro é um dos objetivos da exposição Noites em São Carlos, comissariada pelo professor Fernando Carvalho, e que pode ser vista até dia 4 de setembro, no teatro lírico lisboeta.

A mostra, patente ao público durante o intervalo entre temporadas, inclui nove núcleos expositivos dispostos por nove espaços diferentes: Foyer, sala principal, palco, camarotes, bastidores, camarins, técnica, corredores e Salão Nobre.

Durante cerca de uma hora de visita é possível ver peças originais de guarda roupa de cena, figurinos, adereços, cenários, cenas de ópera da Madame Butterfly, maquetas, partituras, fotografias, uma instalação na plateia e camarotes, todos originais, desde o século XVIII até aos nossos dias,  imaginada e executada por diversos artistas da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa como figurinos e uma mostra de caricaturas de cantores famosos que passaram pelo São Carlos de Lisboa.

Esta mostra é considerada pelo seu responsável  como “uma das maiores exposições alguma vez feitas sob o tema da Ópera e absolutamente inédita no que respeita aos espaços onde se desenvolvem os nove núcleos que a compõem, a nível internacional”.

Noites em São Carlos pode ser vista até ao próximo dia 4 de setembro, das 10h30 às 19h00, e os bilhetes variam entre 1 euro (para crianças dos 6 aos 12 anos e maiores de 65 anos ) e os 3 euros (bilhetes normais).

Texto de Elsa Furtado
Fotos gentilmente cedidas pelo Teatro Nacional S. Carlos

Deixar uma resposta