Exposição Memórias do Tejo do Mestre Lenine, em Palmela

Memórias do Tejo

A Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela apresenta Memórias do Tejo, uma exposição de pintura e de maquetes navais de Mestre Lenine, organizada pela Câmara Municipal de Palmela, de 16 de Fevereiro a 13 de Abril.

Lenine Rodrigues nasceu em 1944, no Barreiro, onde reside. O Tejo e os barcos são desde sempre uma paixão, que transpôs para a sua obra.Emigrou para França em 1959, onde aprendeu a profissão de Torneiro-Mecânico. Frequentou a Escola de Belas Artes de Rouen e tirou um Curso de Desenho, na Escola ABC de Paris. Regressou a Portugal em 1976, onde retomou a profissão como Serralheiro Mecânico, continuando sempre a desenhar e a fazer modelos de embarcações típicas, que guardava para si. A divulgação do seu trabalho deu-se mais tarde, por iniciativa de amigos, que o incentivaram dedicar-se em exclusivo à pintura e às artes.

As matérias-primas de eleição para o artista são a madeira, a tela e a prata. O artista conta com diversas participações em exposições, no país e no estrangeiro, e marca presença em dezenas de colecções particulares.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta