Exposição Game On chega a Lisboa

A exposição Game On chega a Lisboa e ao Museu de Arte Popular, a mais completa retrospectiva de videojogos do século XX e XXI. Carlos Matias da empresa organizadora Mercado da Cultura explicou ao C&H a razão desta escolha “Os videojogos são arte pop e a arte pop é a evolução da arte popular. Os videojogos são a reinvenção dos jogos tradicionais, a sua adequação aos tempos modernos. “

A exposição está organizada temporalmente desde o primeiro jogo até aos mais recentes, vai poder experimentar os primeiros computadores e arcadas, com os jogos Spacewar, Computer Space, Pong Asteroids. Na secção das consolas caseiras pode ver as velhinhas Atari, Sega, Nintendo, Sony e Microsoft e explorar Brown Box, Magnavox Odyssey. A secção de jogos em família tem mais de 40 jogos com jogos de lógica, acção e simuladores. A exposição foi desenvolvida pelo centro cultural Barbican Centre e já esteve presente em mais de dez museus no mundo, como o Science Center em Londres, o Australian Centre for the Moving Image, em Melbourne, o Helsinki City Art Museum, entre outros. A mostra é adaptada ao espaço em que é recebida, no caso do MAP recebe uma componente nova, a dos jogos tradicionais, sendo estabelecida a ponte entre os dois universos.

O visitante tem 120 arcadas e consolas para poder jogar, além de ficar a conhecer a história e a cultura associada aos videojogos, como as personagens dos jogos, a influência de manga e anime nos jogos japoneses, os maiores criadores e produtores independentes, entre outros. Paralelamente, decorre um Ciclo de Cinema, Conferências, Exposição interactiva de jogos tradicionais, Exposições temporárias, Festas noturnas, Torneios de Cartas, Torneios de videojogos e Workshops. Pode acompanhar tudo nas redes sociais ou no site oficial.

Game On abre ao público dia 22 de março e vai estar patente até dia 15 de julho, de terça a quinta , entre as 10h00 e as 18h00, sextas e sábados, das 10h00 às 20h00 e domingos e feriados, das 10h00 às 19h00. Os bilhetes são a 9 euros para maiores de 12 anos, dos 6 aos 12 anos é a 5 euros e os menores de 5 anos não pagam. O passe familiar (2 adultos e 2 crianças) é a 23 euros (criança extra paga 4 euros). Condições especiais para grupos e escolas.

 

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta