Exposição em Lisboa comemora 50 anos de Brasília

“Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil” é a exposição itinerante que comemora o aniversário da cidade brasileira e pode ser vista no espaço Atmosferas na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC). A exposição foi inaugurada ontem, dia 14 de Dezembro, e pode ser visitada gratuitamente até 12 de Janeiro.

Com o objectivo de divulgar a origem e a trajectória da cidade criada em 1960, “Brasília 50 anos” conta a história da cidade através de uma mostra de artes visuais que inclui fotografias da construção, maquetas, vídeos, documentação diversa, livros e informação sobre os principais actores da edificação de Brasília: Juscelino Kubstichek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Athos Bulcão, além de Burle Marx e Le Corbusier.

A mostra apresenta uma linha do tempo entre 1750, quando começaram os estudos para descobrir qual era a melhor região do Brasil para abrigar a futura capital, até à actual configurações da cidade, com uma maqueta gigantesca, de António Pereira de Oliveira, que representa fielmente toda a arquitectura e todo o urbanismo de Brasília no início de 2010.

A mostra também conta com um ciclo de cinema sobre a cidade e 34 imagens inéditas de Fábio Colombini, arquitecto e fotógrafo especializado em registar a biodiversidade brasileira.

Brasília – localizada no planalto central do Brasil – completou 50 anos de existência em 2010, tendo sido planeada pelos arquitectos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que projectaram o plano urbanístico e ainda os principais edifícios do Distrito Federal, a fundação da actual capital do Brasil remonta a meados do século XVIII. Em 1987 Brasília foi classificada como património cultural pela UNESCO, pela sua arquitectura moderna e futurista, perfeitamente enquadrada nos espaços circundantes e construída no tempo de um mandato.

“Brasília, 50 anos: meio século da capital do Brasil” já foi exposta em Madrid e está previsto passar ainda pela Alemanha e França.

Texto por Cristina Alves

Deixar uma resposta