Exposição Debaixo do Seu Nariz Assinala Aniversário Da Operação Nariz Vermelho

“Debaixo do Seu Nariz” é o tema para a exposição que vai estar patente ao público de 14 de outubro a 19 de novembro, na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Alcântara, e que assinala o 15º aniversário da Operação Nariz vermelho (ONV).

Sendo o tema central o humor e o palhaço, Debaixo do Seu Nariz retrata a história de missão da ONV, evidenciando os marcos principais, através de fotografia, vídeo e ilustração, mas também de objetos emblemáticos da arte do palhaço.

A exposição pretende reunir um conjunto combinado de conceitos referentes ao palhaço, desde o humorístico até ao absurdo e conta com curadoria de Luiza Teixeira de Freitas e João Fernandes, atual vice-diretor e curador principal do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid) e ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Com recurso a filmes, performances, escultura, literatura, desenho e pintura, esta mostra pretende representar o cómico e o riso, quer seja de forma mais direta ou mais abstrata. As obras de arte escolhidas para a exposição abordam as diferentes facetas de ser um palhaço – o figurino, a construção da personagem, as inspirações e o mundo maravilhoso de trabalhar com crianças.

Em paralelo à exposição e aos fins e semana, entre 14 de outubro e 19 de novembro, decorre uma programação que serve também de mote à celebração do 15º aniversário da ONV e onde se destacam vários workshops que irão decorrer aos sábados e domingos, das 11h30 às 12h30.

Também aos fins de semana têm lugar o Consultório dos Doutores Palhaços e no sábado, dia 28 de outubro, o debate “Rir é o melhor remédio – Diferentes Olhares”.

Por último, aos sábados, entre as 18h000 e as 19h00, decorre o F. L. O. P. – Festival Louco Organizado por Palhaços, num serão artístico experimental com vários números em que se explora o efeito cómico, estando confirmada a presença de convidados especiais a cada semana como Pedro Tochas, César Mourão, Maria Rueff, José Pedro Vasconcelos, Filomena Cautela e Ana Bola.

A entrada é livre.

Deixar uma resposta