Exposição de desenho naturalista do século XVIII no Museu Nacional de Arte Antiga

A exposição temporária Desenhar o Novo Mundo – Cartografia e Naturalia da Casa da Ínsua estará patente ao público até dia 30 de setembro na Sala do Mezanino do Museu Nacional de Arte Antiga.

A exposição é constituída por dois grupos de desenhos cartográficos e de fauna e flora do século XVIII, produzidos durante a expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, entre 1783 e 1795, encarregado pela Coroa Portuguesa de fazer um reconhecimento ao território brasileiro. No seu percurso pelas diversas capitanias, Rodrigues Ferreira passou pela de Mato Grosso, governada pelos irmãos D. Luís e D. João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, senhores da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo, Viseu), cujos descendentes guardaram até hoje um importante espólio de desenhos feitos nessa missão e que farão parte do Núcleo Museológico da Casa da Ínsua, um projecto museológico do MNAA, no âmbito de uma parceria com o Grupo Visabeira Global.

Desenhar o Novo Mundo, no Museu Nacional de Arte Antiga até 30 de setembro, às terças-feiras das 14h00 às 18h00 e das quartas-feiras a domingo, das 10h00 às 18h00.

Deixar uma resposta