Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Pavilhão de Portugal recebe exposição de Animais Exóticos

Quinta-feira, 3 de Outubro de 2013
Reportagem de Tânia Fernandes

exoticos_07Ir ver uma exposição para não olhar pode parecer um contrasenso, mas é o que acontece a muitas pessoas que entram para ver a mostra de Animais Exóticos patente no Pavilhão de Portugal. São mais de 200 animais de 100 espécies, entre tarântulas, escorpiões, caracóis gigantes, iguanas, cobras, tartarugas e outros.

Há quem se encolha, perante espécies com conotações mais ameaçadoras, no entanto, ali, na serenidade dos seus habitáculos, criados à semelhança dos seus ambientes originais, todos parecem amigáveis seres. Expostos em salas, de acordo com o grupo taxonómico a que pertencem, são provenientes de todos os cantos do mundo. Atendendo às suas especificidades, foram criados espaços que respeitam as suas necessidades quer de espaço, quer de temperatura, de ambiente ou de envolvente.

Vale a pena por o receio de parte e observar espécies que partilham o nosso planeta, muitas das quais em risco de subsistência e com as quais raramente temos possibilidade de um contacto tão próximo. Saber onde vivem, como se alimentam, quais as suas características. Para ajudar a satisfazer todas as curiosidades é possível recorrer aos biólogos de serviço que, diariamente, às 14h30 e às 17h30 promovem sessões de interação com os animais. “Alguém quer fazer uma festinha a este Varanus?” pergunta o biólogo. E com todo o carinho descreve que este exemplar, de tão dócil, parece um bebé: “ele é capaz de ficar aqui horas no meu colo!”.

O convívio com os mamíferos e as aves poderá ser mais tranquilizador e mas ao mesmo tempo encher de vida. Vale a pena deter-se perto das suricatas, observar os seus movimentos rápidos e frenéticos, e deixar-se levar para o mundo da banda desenhada. Mais difícil de observar movimento será junto do ouriço pigmeu que se mostra imperturbável nas suas longas sestas. Hora da refeição com o bufo de bengala não é aconselhável a estômagos mais sensíveis, pois ao prato deste animal chegam pintainhos congelados. E enternecedor é ver a interação entre as duas Kookaburra.

A Exposição Animais Exóticos foi inaugurada em junho de 2012, no Visionarium, em Santa Maria da Feira, esteve este verão no Palácio de Congressos do Algarve e chegou no final de setembro a Lisboa, numa parceria com a UAU.

Está patente no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, até ao dia 31 de dezembro.

Pode ser visitada de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h30. Há sessões de interação com os animais às 14h30 e às 17h30. A entrada custa 9 euros para adultos e 7 euros. Há pacotes com desconto para 3 pessoas (21 euros), 4 pessoas (28 euros) e 5 pessoas (33 euros).

Prev1 of 1Next

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>