Évora tem novo Museu do Artesanato e do Design

A cidade de Évora dispõe de um novo museu – o Museu do Artesanato e do Design de Évora (MADE), que vem substituir temporariamente  o  Museu do Artesanato, atualmente encerrado para obras de renovação e valorização do programa museológico, e tem patente ao público as mostras Formas Úteis no Artesanato Alentejano, 25 Mestres do Design Internacional e Cadeiras de Design Nacional.

O MADE acolhe a colecção proveniente do Museu do Artesanato/Centro de Artes Tradicionais e vai continuar a promover a arte dos ofícios tradicionais do Alentejo, dando-lhe uma nova perspectiva com a inclusão da produção artesanal no design, explorando assim novas conotações sociais e antropológicas. O novo espaço museológico vai efectuar uma maior rotatividade nas exposições. O acervo do museu conta com a inclusão da colecção de design e de artesanato do coleccionador Paulo Parra.

O museu, a funcionar desde dia 10 de novembro, localiza-se no centro histórico da cidade e possui áreas de investigação, biblioteca e reservas, na perspetiva da sua inclusão na Rede Portuguesa de Museus. A intervenção foi da responsabilidade do Turismo do Alentejo, ERT e da Câmara Municipal de Évora.

  

Texto de Clara Inácio
Fotos gentilmente cedidas pela região de Turismo do Alentejo

 

 

Deixar uma resposta