Estrelas Michelin 2013 elegem 11 restaurantes portugueses

O Guia Michelin de 2013 para Portugal e Espanha  anunciou hoje os vencedores, tendo contemplado 11 restaurantes portugueses com as suas estrelas! Oito restaurantes mantêm a sua estrela, dois conquistaram duas e o Belcanto ganhou a sua primeira estrela.

O destaque dos vencedores nacionais dese ano vai para o restaurante Belcanto, que  recebeu a sua primeira estrela. José Avillez e a sua equipa receberam a notícia com grande entusiasmo, tendo o chefe referido que  “Esta distinção encheu-nos a todos de orgulho. Agradeço ao Guia Michelin por este reconhecimento. Grande parte da equipa que hoje trabalha comigo já me acompanha há vários anos e estava comigo no Tavares quando, pela primeira vez, tive a honra de receber uma estrela Michelin. Por isso, foi com especial emoção que recebemos esta grande notícia”.

O restaurante Ocean  em Lagoa e o seu chefe Hans Neuner assim como o restaurante Vila Joya, em Albufeira chefiado por Dieter Koschina foram destacados com duas estrelas e qualificados por “mesa excelente, merece o desvio”.

Os restaurantes que mantêm uma estrela Michelin, “Muito bom na sua categoria”, foram Willie’s em Vilamoura, São Gabriel e Henrique Leis, ambos em Almancil, Il Gallo d’Oro no Funchal, Casa da Calçada em Amarante, Fortaleza do Guincho em Cascais, The Yeatman, com o  chefe Ricardo Costa, em Vila Nova de Gaia e Feitoria (no hotel Altis Belém), chefiado por José Cordeiro, em Lisboa. Este último, ao saber a notícia, disse que: “Portugal tem motivos de sobra para ter muito orgulho. Temos os peixes, as carnes, os legumes, os vinhos e o melhor país do mundo. É a nossa terra, a quem tudo devemos, a outra parte da nossa família”.

Os restaurantes Arcadas da Capela na Quinta das Lágrimas em Coimbra e Tavares em Lisboa perderam a estrela Michelin arrecadada em 2012.

Texto de Joana Resende
Fotos de arquivo C&H Elsa Furtado

Deixar uma resposta