MIMO Festival Volta A Invadir Amarante De 20 A 22 De Julho

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, a cidade de Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes recebe a 3ª edição do MIMO Festival, um festival único pela sua abrangência e conceito, pelo respeito das diferentes culturas e dos seus bens histórico-culturais, distinguido nos Iberian Festival Awards para Melhor Infraestrutura Nacional.

Amarante é a cidade portuguesa escolhida para acolher a edição lusa do festival nascido no Brasil em 2004, que agrega música, cinema, workshops e masterclasses, poesia e roteiros culturais.

As margens do Rio Tâmega acolhem estreias e concertos exclusivos em Portugal, de artistas oriundos de 16 nacionalidades. Nomes como Baiana System (Brasil), Shai Maestro Trio (Israel), GoGo Penguim (Inglaterra), Goran Bregovic Wedding and Funeral Band (Sérvia), Hudson – Jack Dejohnette, Scott Colley, John Medeski e John Scofield (EUA), Noura Mint Seymali (Mauritânia), Otto (Brasil) e Dead Combo(Portugal), constam do diversificado e abrangente cartaz.

O Festival decorre ao longo de três dias, em sete espaços da cidade: Parque Ribeirinho, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Cinema Teixeira de Pascoaes, Centro Cultural Amarante, Largo de São Gonçalo e Parque Florestal de Amarante.

O programa inclui ainda 13 exibições de cinema, um programa educativo com workshops e oficinas, um fórum de ideias, um roteiro cultural e uma chuva de poesia, e este ano junta-se ao MIMO um novo pilar, a Arte.

Assim, o Festival apresenta uma exposição de arte contemporânea, Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp, com curadoria de Raquel Henriques da Silva, que estará patente no Museu Amadeo de Souza-Cardoso a partir de dia 20 de julho. Será também possível conhecer os 15 anos do MIMO através de uma mostra de fotografia que terá lugar no átrio do Museu sob o tema “Cenários – MIMO 15 Anos”.

Inteiramente gratuito, o MIMO Festival oferece concertos com grandes nomes da música internacional, um festival de cinema, uma Etapa Educativa com workshops e masterclasses, e uma Chuva de Poesia, em locais nobres e históricos de Amarante.

Nesta edição, o MIMO Festival tem como promotores a Câmara Municipal de Amarante e o patrocínio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa, que assina o programa MIMO SEM BARREIRAS, que tem como objectivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante. A Fundação Millennium bcp é mecenas do Programa Educativo.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.