Estoril – Sol relança Prémios Literários em homenagem a Agustina Bessa-Luís e a Fernando Namora

Agustina Bessa-LuísA Estoril-Sol volta a instituir este ano, O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e o Prémio Literário Fernando Namora, cujo prémio vai ser escolhido por um mesmo júri, presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 5 mil euros, foi lançado em 2008 aquando do 50º aniversário da Estoril-Sol e tem como objetivo distinguir, anualmente, um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género e com idade não superior a 35 anos.

Em 2012 A Vida Inútil de José Homem, da autoria de Marlene Correia Ferraz, foi o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luí, recentemente, lançada pela Gradiva, (que mantém uma parceria com a Estoril Sol desde o lançamento deste projeto).

O Prémio Literário Fernando Namora, instituído regularmente desde 1988, e cujo Júri foi presidido, durante vários anos, por Agustina Bessa-Luís, é também um prémio anual e reservado a romances publicados e tem um valor de 15 mil euros. Em 2012 Paulo Castilho foi o galardoado com este prémio com o seu romance Domínio Público.

O prazo de receção das obras originais, para a 6ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e dos romances publicados para a 16ª edição do Prémio Literário Fernando Namora, expira a 31 de maio.

Texto de Sandra Dias

Deixar uma resposta