Estoril FashionArt anima Cascais até 4 de Julho

Exposições, desfiles de moda, debates e um ciclo de cinema compõem a programação do Estoril FashionArt Festival, uma iniciativa da Associação ModaLisboa que está a decorrer em vários espaços do Concelho de Cascais até domingo e que pretende unir criadores portugueses e espanhóis e tornar Cascais no centro da moda.

No dia da inauguração, que decorreu na quarta-feira no Museu Condes de Castro Guimarães, e tendo em conta que Espanha é o país convidado desta edição, Pacco Rabbane foi o nome de eleição para assinalar o arranque da primeira edição do Estoril FashionArt Festival.

O designer de moda é o protagonista da exposição Paco Rabanne, Designer and Rebel, que está patente no Museu Condes de Castro Guimarães e que mostra parte do espólio que estará em exposição pela primeira vez em Outubro. Uma das 16 peças em destaque será o vestido de Audrey Hepburn em Caminho para Dois (1967).

O festival fragmenta-se por espaços públicos e outros com convite e/ou lotação limitada. É o caso dos desfiles de roupa de praia, noite, desportiva, dos designers da plataforma LAB da ModaLisboa e de Amaya Arzuaga na Marina de Cascais, para os quais a maior parte dos convites é distribuída pela autarquia.

No âmbito das exposições, destaca-se também Hombres em Faldas – uma instalação que integra 110 manequins de saias, seis das quais criadas por designers de moda nacionais e que é possível visitar na Marina de Cascais até 14 de Julho –, Boomshirt – uma exposição mais urbana patente num estendal no Largo Luís de Camões até 11 de Julho – e as exposições de fotografia de moda, uma da autoria de fotógrafos portugueses e outra de espanhóis.

Carlos Ramos, Luís de Barros, Paulo Segadães, Pedro Ferreira e Rui Aguiar são os nomes que representam a fotografia de Moda portuguesa e vão ter os seus trabalhos espalhados em 16 outdoors até 4 de Julho nas principais vias de circulação de Cascais e do Estoril.

A moda espanhola vai estar representada a partir de hoje e até dia 11 de Julho, no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários, pelos trabalhos de Daniel Riera, David Urbano, Eugenio Recuenco e José Manuel Ferrater.

A partir deste sábado e até dia 11 de Julho, o Estoril Fashion Art Festival exibe também – na Rua de Frederico Arouca, 404 – a exposição de fotografia Greatest Hits, do fotógrafo Luis Venegas.

Amaya Arzuaga é a convidada especial do Estoril FashionArt

No âmbito do design de moda, a organização convidou a espanhola Amaya Arzuaga, que apresenta no sábado, às 22h00, na sala de desfiles da Marina de Cascais, uma síntese das suas duas mais recentes colecções (Verão 2010 e Inverno 2011).

Por sua vez, a partir de sexta-feira o auditório Casa das Histórias Paula Rego e a Marina de Cascais transformam-se em salas de cinema onde serão exibidos filmes e documentários sobre a temática da moda. Entre os quais o público pode assistir aos documentários The Day Before (Rykiel, Proenza Schouler, Fendi e Gaultier), Signé Chanel e Marc Jacobs & Louis Vuitton, todos de Loic Prigent, a série de TV Provas de Contacto de William Klein para o canal ARTE e os filmes September Issue e Who Are You Polly Magoo?.

No âmbito do Estoril FashionArt, vão também haver conferências, que terão um formato muito informal e irão decorrer num jardim, e irá ainda decorrer no fim-de-semana um bazar de roupas e acessórios vintage, no Jardim da Parada, em Cascais.

O Estoril Fashion Art Festival é organizado pela Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo do Estoril, decorre até domingo dia 4 de Julho, sendo que algumas iniciativas se prolongam até meio do mês de Julho. A entrada nas várias iniciativas é gratuita, estando apenas limitada à capacidade da sala.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta