Estoi homenageia René Bertholo com mostra de azulezos e cerâmica

“Pássaro em terra” é o nome da exposição do pintor português René Bertholo que será inaugurada no sábado, na Casa Cultural das Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro).

A exposição apresenta “imagens de várias épocas, de códigos estéticos e conceptuais distintos”, segundo um comunicado da organização da exposição – que integra o programa Allgarve2010 –, a cargo da galeria Ratton, que conta com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Cinco anos após a morte de René Bertholo, esta exposição é também uma homenagem de Milreu – terra onde o pintor se estabeleceu em 1981, depois de ter vivido em Paris – a este artista português, numa exposição que para os organizadores “vai mostrar a parte menos conhecida da obra de René Bertholo, sobretudo no Algarve”.

“São trabalhos em cerâmica e três esculturas. São obras originais e estudos de preparação para duas grandes intervenções que fez na estação ferroviária de Venda de Alcaide e na estação de Metro da Avenida de Roma”, acrescenta o comunicado.

Para os organizadores, “a obra de René Bertholo é reconhecida entre as mais originais e complexas da sua geração, não apenas pela diversidade de expressões, mas também pelo contraste entre uma aparente simplicidade e a profundidade da sua conceção do mundo e da sua época”.

A mostra abre portas dia 24, às 18 horas, e pode ser visitada até 29 de Setembro. Em Abril o espaço funciona das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17 h00. De Maio a Setembro o horário de fecho prolonga-se até às 18 h00. O espaço encerra às segundas-feiras.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta