Este verão desfrute a vida e embarque num cruzeiro MSC

Reportagem de Clara Inácio e Rui de Albuquerque Inácio

Em meses de calor, um passeio de barco é sempre uma das atividades preferidas, especialmente para quem gosta de andar no mar. A pensar nas férias que se aproximam, o Canela & Hortelã deixa-lhe aqui uma sugestão de cruzeiro,   no elegante MSC Poesia.

O Canela & Hortelã  aproveitou a acostagem do navio em Lisboa e embarcou, este já vinha de longe, o itinerário teve inicio em Génova, seguiu para Malaga, depois aportou em Cadiz e zarpou para Lisboa. As próximas paragens são em Vigo, depois Southampton, Zeebrugge e Kiel, onde termina.

A partida é depois de almoço, da Gare Marítima de Alcântara rumo à imponente barra do Tejo, deixando para trás uma límpida e bela Lisboa iluminada pelo sol da tarde, lavada pela fresca brisa do norte, momento alto, que todos os passageiros aproveitam para se despedir da cidade e do rio, guardando recordação em fotos e vídeo, da ponte, do Cristo Rei, do Mosteiro dos Jerónimos ou da Torre de Belém.

O navio navegou calmamente rumo a norte, permitindo desfrutar da bela paisagem que nos acompanha, e apreciar uma bebida fresca num dos vários decks do navio e ver o primeiro pôr-do-sol da viagem (para quem embarcou em Lisboa).

À noite foram várias as opções para jantar, o L’Obelisco onde se degusta gastronomia italiana e o Kaito Sushi Bar, um verdadeiro restaurante japonês, com diversos tipos de sushi, tempura e até vários pratos de “sushi” cozinhado para quem tema o peixe crú.

A noite não termina sem uma ida ao espetáculo no Teatro Carlo Felice, que todas as noites apresenta uma proposta diferente, como “Stars on Broadway”, “Euphoria”, Cuore Classico Italiano”, “Sam”.

Depois de uma noite de repouso, a antiga e charmosa cidade de Vigo aguarda por uma visita. Em terra, é possível partir à descoberta desta cidade galega na companhia de um guia ou então à aventura, sozinhos na companhia de um mapa.

Aqui, o centro histórico, mesmo junto ao cais, o forte, a Porta del Sol, e a parte baixa da cidade, com os seus belos edifícios, magníficas avenidas e jardins, é pontos de paragem obrigatória. Na Praça da Constituição talvez tenha oportunidade de escutar um trio de gaiteiros que por lá costuma estar.

É necessário regressar ao navio a meio da tarde, pois a saída estava marcada para as 16h00. O MSC Poesia saíu da ria pela barra norte, junto às ilhas de San Martiño e Cies, que fazem parte do Parque Natural das Ilhas Atlânticas da Galiza e permitem desfrutar de uma vista inigualável.

Segue-se, talvez, a etapa mais longa da viagem sem paragens nas 40 horas seguintes, sempre em navegação, rumo a Southampton.

Mas as atividades no navio são muitas, não permitindo nenhum momento de aborrecimento. Uma prova de vinhos italianos, orientada pelo Sommelier Giancarlo, oportunidade para experimentar vinhos italianos e conhecer um pouco do seu fabrico e história. No Zebra Bar existem diversas atividades lúdicas durante a tarde com jogos de cartas, de adivinhas, aulas de danças, de línguas, produção de decorações, …Ao ar livre estão disponíveis as piscinas, o mini-golfe, tennis e futebol.

Se quiser relaxar opte por uma ida ao Aurea Spa, que fica no 14º deck onde pode ir ao centro de talassoterapia, fazer banhos quentes, ir ao ginásio ou relaxar na área de relaxamento. Pode optar ainda pela regeneração de Bali – a massagem balinesa regenera o corpo e a mente, graças às mãos treinadas e especializadas dos massagistas, aos óleos perfumados, à música relaxante e envolvente tranquila. Pode combinar a massagem Shiatsu ou Balinesa, acrescentando reflexologia, massagem craniana ou massagens de pedra vulcânica. Existe ainda acupunctura, o Mya Advance – para esculpir o corpo e o tratamento por radiofrequência Q-Frequency, que tonifica os tecidos e trata a celulite.

No exterior pode-se desfrutar de banhos de sol, gozar uns momentos de descontracção nos bares a ouvir jazz e conversar com os amigos, um passeio, um mergulho na piscina, ou até praticar um pouco de jogging e terminar com um delicioso gelado no Bar da Piscina.

Todas as actividades de bordo estão anunciadas no jornal diário de bordo que é colocado em cada camarote. Contém ainda diversas indicações de atraso/avanço de hora, tipo de traje a usar ao jantar, hora do nascer e pôr do sol, promoções do Aurea spa, estado do tempo, entre outras.

Para terminar o serão, um pezinho de dança e uns agradáveis momentos entre amigos na S32 Disco, a discoteca do navio. Se gosta de jogar, há o casino disponível, o bingo ou uma sala de vídeo jogos.

O dia seguinte começou cedo, com a atracagem em Southampton cerca das 7h00. Aqui terminou o nosso cruzeiro, mas a viagem continuou, rumo a Londres, a multicultural capital do Reino Unido, desta vez de autocarro.

Na cidade do Tamisa pode-se fazer um passseio de autocarro, com passagem pelo Museu Britânico, Palácio de Buckingham, Parque St. Jame’s, Abadia de Westminster, Parlamento, pelo emblemático Big Ben, o famoso Harrods, pela zona dos teatros e  pelo famoso Covent Garden. Almoce nesta zona e aproveite e veja os artistas que atuam na rua, espreite as lojas e deixe-se contagiar por este local mágico, depois, seguiu-se em direção ao aeroporto, para o regresso, a bordo de um avião da TAP.

O MSC Poesia, foi inaugurado em 2008, tendo como madrinha Sofia Loren (que é madrinha de todos os navios da MSC), o navio tem arqueação de 93.330 toneladas, com 293,8 metros de comprimento (fora a fora), 32,2 metros de boca (largura) e uma altura (à linha de água) de 59,64 metros ( 13 decks para passageiros mais 4 para a tripulação, arrumos, logística, serviços e maquinaria), capaz de navegar a 23 nós (42,5 Km/hora), podendo transportar 2.550 passageiros, num total de 1.275 camarotes, com 1.027 tripulantes. O comandante é Giuseppe Maresca.

Todos os camarotes estão equipados com televisão, mini-bar e casa de banho. Os camarotes superiores dispõem ainda de varanda.

A MSC Cruzeiros sugere para o Verão de 2011  a bordo do MSC Poesia um cruzeiro de 8 dias com partidas a 9 e 23 de Julho, 6 e 20 de Agosto, com partida e chegada a Kiel (Alemanha) e escala em Copenhaga (Dinamarca), Olden, Bergen, Kristiansand e Oslo (Noruega), com passagem pelos glaciares, um dos pontos mais emblemáticos desta viagem.

Durante o itinerário, o MSC Poesia faz escala em cinco cidades, podendo os passageiros fazer diversos passeios, como o city tour em Copenhaga, com passagem obrigatória à Pequena Sereia, símbolo da cidade dinamarquesa, calçada do canal Nyhavn, no Palácio de Amalienborg, no parque Tivoli e no Palácio de Christiansborg.

Já na Noruega, os passageiros do MSC Poesia fazem escala em Bergen, Kristiansand e Oslo, podendo adquirir diversas. Em Bergen podem escolher vários passeios ou um voo de 50 minutos sobre a cidade e as áreas circundantes de mar, montanhas, fiordes e glaciares. Em Kristiansand, além de ver as típicas casas em madeira, podem fazer o tour pela cidade e continuar para a vila de Søgne e para o Museu Vest Agder, ou visitar o parque mineral de Hornnes, onde é possível admirar minerais e pedras preciosas. Em Oslo, faça o city tour pela cidade e visite o Museu Viking em Bygdøy e o Museu Kon Tiki.

Também a bordo do MSC Poesia os passageiros podem optar por um itinerário também com partida e chegada a Kiel mas com escala em Copenhaga (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Tallin (Estónia) e São Petersburgo (Rússia). Existem partidas a 2, 16 e 30 de Julho, 13 e 27 Agosto.

Os preços variam conforme o tipo de camarote e de pacote escolhido. Os dois itinerários, em camarotes duplos, custam desde 1.670€/1ª pessoa e 835€/2ª pessoa. As crianças até aos 18 anos não pagam quando partilham o camarote com 2 adultos.

O Canela & Hortelã viajou a convite da MSC Cruzeiros

Deixar uma resposta