Este mês a ASA traz dois novos livros de Banda Desenhada

Enorme, Brutal, Colossal 2012Este mês a ASA traz dois novos livros de Banda Desenhada, são eles: Enorme, Brutal, Colossal 2012! de Henrique Monteiro e Oh, miúdas! de Emanuel Lepage.

Enorme, Brutal, Colossal 2012! de Henrique Monteiro

Diz o povo que “Fazer rir é fazer esquecer”.

Henrique Monteiro vem mostrar-nos que não é bem assim. Autor português (cartoonista) que tem publicado no SAPO sintetiza agora, e pela mão da ASA, este livro que caracteriza uma das melhores sátiras sobre a atividade política e social do ano 2012.

Retrato de uma época conturbada, os cartoons que compõem esta obra, com prefácio de António (conhecido cartoonista do jornal Expresso) devolvem-nos a imagem de uma sociedade onde o Humor foi uma das poucas coisas que passaram impunes aos cortes da Troika.

Henrique Monteiro nasceu e foi criado nas terras da Beira Alta, a paixão pelo desenho germina nas paredes do amplo corredor da casa onde cresceu, sob o olhar complacente dos seus pais. Já em Lisboa entra no mundo do trabalho nos corredores do Jornal Expresso e por lá fica 9 anos, no último terço a colaborar também com o Diário De Notícias. Efetuou trabalhos para os Correios e os Cafés Delta através da Editora ELO, para o Semanário Económico, Jornal de Negócios, Península Press, entre outros.

No percurso faz inúmeras exposições, individuais e coletivas, pelo país e no estrangeiro tendo sido premiado nos extintos Salões Nacionais Humor de Imprensa, em Oeiras e no Salão Luso Galaico de Caricatura em Vila Real. Em 2008 cria um blogue com destaques regulares no SAPO, para onde vem a colaborar um ano mais tarde. O desafio proposto é trabalhar em dois cartoons diários, um de desporto, para o SAPO Desporto, e outro sobre a atualidade em geral, para o SAPO Notícias.

Enorme, Brutal, Colossal 2012! de Henrique Monteiro, editado por ASA com 80 páginas à venda por 14,39 euros

Oh_miudasO segundo lançamento é Oh, miúdas! de Emanuel Lepage, autor de obras como La Terre Sans Mal e Muchacho é também o autor de Oh, Miúdas, conjuntamente com Sophie Michel e  agora editado pela ASA.

Este álbum é composto por duas partes e dá-nos a conhecer o quotidiano de Chloé, Leila e Agnès, três raparigas da mesma idade, que pertencem a meios sociais bastante diferentes, mas cujos caminhos acabam por se cruzar. Chloé sonha ser bailarina e a sua mãe trabalha arduamente para conseguir pagar–lhe as aulas de dança; Leila, oriunda de uma família de imigrantes marroquinos, é confrontada com o racismo a que a sua família por vezes é sujeita; Agnès, nascida no seio de uma família burguesa, pode ter tudo menos a atenção dos pais. Apesar das suas origens díspares, tornam-se amigas e juntas vão descobrir que crescer pode ser complicado…

Oh, miúdas, de Emannuel Lepage e Sophie Michel, ASA (edição cartonada), com 128 páginas e à venda por 21,90 euros.

Texto de Sandra Dias

Deixar uma resposta