Essência do Minho Começa hoje em Monção e Melgaço

PrintIntegrado no programa Essência do Minho, uma organização do Consórcio Minho In, que integra as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, realiza-se hoje e amanhã a iniciativa Minho Wine Tasting.

Monção e Melgaço convidam uma dezena de especialistas em vinho, de sete nacionalidades, para uma prova de cerca de uma centena de vinhos da Região do Minho, abrangendo os vinte e quatro municípios que integram as Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

Do painel de especialistas fazem parte os brasileiros Alexandre Lalas, crítico de vinhos no portal www.alexandralalas.com.br e colaborador da revista Gula, e Miguel Icassati, especialista em gastronomia e vinhos, das revistas Veja e Gosto. Também presentes, o francês Eric Riewer, editor de vinhos do guia Gault Millau, o polaco Pawel Bravo, crítico da revista Magazyn Wino, o sueco Fredrik Âkerman, que colabora com o projeto Din Vinresa, a holandesa Leonie Mooijekind, jornalista da revista Jan Magazine e o espanhol Luis Paadín, sommelier autor do guia anual Vinhos e Destilados da Galiza e colaborador das rádios Coruña e Voz.

A representar o país, os portugueses Manuel Moreira, sommelier, formador e crítico de vinhos, que colabora com as revistas WINE e Escanção, Rui Falcão, jornalista e crítico de vinhos, que colabora com o suplemento Fugas do jornal Público e com a revista WINE, e Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da revista WINE.

As sessões de provas decorrem da parte da manhã, permitindo que os especialistas tenham ainda oportunidade de contactar mais diretamente com as especificidades do terroir de Monção e Melgaço, conhecer os vários projetos destas sub-regiões, os viticultores e o enoturismo, grandes mais valias em todo o Minho, como o Palácio da Brejoeira, a Quinta da Pedra e a Adega de Monção, em Monção, e a Quinta do Reguengo, Quintas de Melgaço, Soalheiro e Quinta de Folga, em Melgaço.

O Minho Wine Tasting decorre hoje no Museu do Alvarinho, em Monção, e amanhã no Solar do Alvarinho, em Melgaço.

Após o Minho Wine Tasting, é a vez do Minho Festival, mais uma das iniciativas integradas na Essência do Minho, que se realiza no Mosteiro de Tibães, em Braga, de 5 a 7 de junho.

Este evento enogastronómico conta com quarenta expositores, numa mostra de produtos de vinho, queijos e enchidos, doçaria tradicional e artesanato.

Com presença permanente neste Festival estarão os restaurantes, L’Eau Vive – Hospedaria Convento de Tibães, Delicatum e Hamburgueria Alta Burguesia, com menus que combinam os sabores mais tradicionais com as novas formas de cozinha e produtos minhotos.

Durante este três dias realizam-se ainda apresentações de cozinha ao vivo, pelos chefes Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, em Famalicão, e António Loureiro, do Hotel Meliá Braga, distinguido como “Chefe Cozinheiro do Ano 2014”, uma aula de cozinha para crianças, dirigida pela Nutrir e uma demonstração da confeção de um dos mais notáveis exemplares da doçaria tradicional, o Pudim Abade de Priscos, pela Doçaria da Cruz de Pedra.

Não faltam as provas comentadas de vinhos do Minho, que serão dirigidas pela enóloga Raquel Sousa, uma sessão que harmoniza vinho e música clássica ao vivo.

Mais um dos pontos altos do programa Essência do Minho será realizado em Guimarães, no Paço dos Duques, no dia 13 de junho. A partir das 22h30, a Minho Wine Night traz a festa a Guimarães, numa divertida wine party, com música ao vivo, atuações de dj’s, jogos de luzes e wine bars.

A Essência do Minho é promovida pelo Consórcio Minho In e tem produção da EV-Essência do Vinho.

Texto de Marta Plácido

Artigo anteriorJunho é o Mês dos Bebés na Fábrica das Artes no Centro Cultural de Belém
Próximo artigoGallo Destaca o Meu Primeiro Azeite Na Semana Dedicada às Crianças

Leave a Reply