Especial: “Avatar”

AVA_Jake_Teaser_v6_avatarDo conceituado realizador James Cameron, responsável por êxitos tão estrondosos como Titanic, O Exterminador Implacável, Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento, Alien: O Reencontro Final, O Abismo, filmes que marcaram gerações e inovaram com o uso de novas tecnologias, chega-nos agora AVATAR, aquele que é já considerado pela indústria, um marco na história do cinema.

O Filme

Desta vez o herói da história é Jake Sully (Sam Worthington), um ex-Marine confinado a uma cadeira de rodas. Amargo e desiludido, no seu coração é ainda um guerreiro. Tudo o que sempre quis foi algo por que valesse a pena lutar e encontra-o no lugar onde menos espera: um mundo distante.

Jake foi recrutado para se juntar a uma expedição à lua Pandora, onde se pretende extrair um mineral que na Terra vale 20 milhões de dólares por quilo. A fim de facilitar o seu trabalho, os humanos usam um sistema que projecta um híbrido entre humano e Na’Vi, nome dado aos indígenas de Pandora. Este híbrido humano/Na’Vi – um corpo que vive, respira e que se assemelha a um Na’Vi mas possui os pensamentos, sentimentos e personalidade humana do indivíduo – é conhecido como “avatar”.

Na sua nova forma “avatar”, Jake pode voltar a andar. A sua missão é infiltrar-se e interagir com os Na’Vi na esperança de poder contar com a sua ajuda – ou pelo menos com a sua permissão – na extracção do minério. Uma deslumbrante fêmea Na’Vi, Neytiri (Zoe Saldana), salva a vida de Jake e à medida que a relação entre os dois se torna mais profunda, assim como o seu respeito pelo povo Na’Vi, Jake enfrenta um derradeiro teste ao liderar um conflito épico que decidirá o destino de todo um mundo.

A história por trás do filme

A ideia de AVATAR terá nascido há cerca de 15 anos atrás, mas na altura a tecnologia existente ainda não permitia a sua realização. Em 1995, testemunhando os avanços do CG em personagens como as de O Abismo ou o Exterminador Implacável 2, Cameron resolveu pôr no papel a história que tinha sonhado. No entanto, quando o guião foi analisado por peritos, verificou-se que apesar dos avanços ainda não era possível pôr em prática o seu ambicioso projecto. Só dez anos mais tarde, em 2005, é que o realizador voltou a pegar nele. Agora, parecia que as inovações necessárias estavam finalmente ao seu alcance. No entanto, havia ainda o medo de que as personagens não parecessem suficientemente reais. Então, Cameron e a sua equipa desenvolveram uma técnica revolucionária de reconhecimento facial que permite captar não só todos os movimentos dos músculos do rosto dos actores mas também o movimento dos olhos, algo que até aqui era impossível. O realizador recrutou também os esforços da WETA Digital, a equipa responsável pelos efeitos especiais criados na trilogia O Senhor dos Anéis e King Kong.

Outra das grandes inovações de AVATAR é um sistema chamado Câmara Virtual que permite ao realizador ver em tempo real o mundo previamente criado por computador como se estivesse a filmar num cenário real. Assim, enquanto os actores estão a representar dentro de fatos que permitem captar o seu movimento com exactidão, Cameron já está a ver as personagens azuis com 3 metros de altura que interpretam. Anteriormente, era preciso esperar meses para visualizar estas imagens.

Quando questionado pelos actores se está a planear acabar com a sua profissão, Cameron responde que é exactamente o contrário: pretende expandir ainda mais as suas potencialidades, estando apenas a eliminar as longas e penosas horas de caracterização, dando-lhes assim a possibilidade de representarem qualquer personagem sem estarem limitados pelas suas características físicas. Se perguntarmos ao realizador se o que vemos no seu filme são os actores ou simplesmente uma animação criada por computador, ele dirá que o que testemunhamos é claramente a interpretação dos actores já que as animações são o mais fiel possível àquilo que eles fizeram, tendo a equipa de efeitos especiais acrescentando apenas os movimentos da cauda e das orelhas por razões óbvias e mesmo assim só sublinhando aquilo que emotivamente já lá estava.

Para além do desenvolvimento destas novas tecnologias, também o processo de design e criação deste novo mundo foi moroso, tendo levado 2 anos a desenhar cada árvore, planta, insecto, arma, peça de vestuário e criatura de Pandora. O nível de detalhe com que James Cameron descrevia à equipa cada elemento, era tal que parecia realmente que o realizador estava a descrever um mundo real que tinha visto com os seus próprios olhos e não algo puramente imaginado.

“Eu queria criar uma aventura familiar num ambiente não-familiar,” explica Cameron, “ao usar um planeta extraterrestre como o cenário da história clássica do recém-chegado numa terra e culturas estranhas. Esta história é, em termos gerais, uma história clássica mas temos muitas surpresas na manga para o público. Sonhei em criar um filme assim, passado num outro mundo cheio de perigos e beleza, desde criança. Passava os dias a ler livros de ficção-científica e banda-desenhada e a desenhar extra-terrestres e criaturas estranhas no meu caderno de matemática. Com AVATAR, consegui finalmente realizar esse sonho.”

As reviews

It’s been twelve years since Titanic, but the King of the World has returned with a flawed but fantastic tour de force that, taken on its merits as a film, especially in two dimensions, warrants four stars. However, if you can wrap a pair of 3D glasses round your peepers, this becomes a transcendent, full-on five-star experience that’s the closest we’ll ever come to setting foot on a strange new world. Just don’t leave it so long next time, eh, Jim?

EmpireOnline

A dozen years later, James Cameron has proven his point: He is king of the world.

Hollywood Reporter

http://www.rottentomatoes.com/m/avatar/

http://www.imdb.com/title/tt0499549/

Os sites

Site Oficial  : http://www.castellolopesmultimedia.com/avatar/

Twitter : http://twitter.com/avatarfilmept

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Avatar-Portugal/171983298954

As imagens

029_120_x24_EW_avatar054_020_1F_avatar082_290_21_avatar115_130_x5F_avatar

115_660_x44F_avatar190_040_avatar250_010_220Trailer_avatarA-19788_avatar

A-22139_avatarA-22236_avatarA-22339_avatarA-26466_avatar

A-35213_avatarA-35777_avatarA-36019_avatarA-36254C_avatar

A-39240r_avatarA-39663_avatarA-40063_avatarA-42613_avatar

A-46394_avatarAVA_Jake_Teaser_v6_avatarPicture_01Picture_025_avatar

Deixar uma resposta