Esfera dos Livros edita O Fim do Império Romano de Adrian Goldsworthy

A editora Esfera dos Livros lançou mais um título da colecção História Divulgativa, O Fim do Império Romano, da autoria historiador-escritor Adrian Goldsworthy.

Se há um facto que as pessoas conhecem do Império Romano é que ele caiu. Foi no ano de 476 d.c. que Rómulo Augusto, o último imperador, do Ocidente, foi deposto e enviado para o exílio confortavelmente. Por essa altura, já  a maioria das províncias do Ocidente tinha sido devastada pelos senhores da guerra germânicos. O mesmo destino abatia-se agora, sobre Roma.

E é assim que a história começa. Ao longo de 648 páginas o autor vai nos desvendando as causas do perecimento do império Romano. Baseado numa rigorosa investigação, através do estudo de diversos textos da época e da análise de vestígios arqueológicos.

O livro é lançado no mercado pelo preço de 34 euros, numa edição com 648 páginas, acrescidas de 16 extratextos, em brochado, com sobre capa.

O autor aparece frequentemente em documentários históricos, e é convidado assíduo de estações de rádio. Colabora também com diversos jornais, como o Independent e o Spectator em Inglaterra e o Washington Post e o LA Times nos Estados Unidos da América.

Nasceu em 1969 em South Wales. Frequentou a Universidade de Oxford. A tese do seu doutoramento foi o Exército Romano como uma força de combate, 100 a.c. – 200 d.c., que deu origem posteriormente ao seu primeiro livro O Exército Romano na Guerra.

Com um cunho um pouco mais intimista, cumpre ainda dizer sobre o autor que é apreciador de cricket, gosta de jogar tennis e de andar a pé. Começou recentemente a ter aulas de equitação.

O autor vai estar presente em Lisboa, nos próximos dias 8 e 9 de Novembro, para falar um pouco sobre o seu livro e sobre o fim do Império Romano.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta