Sugestões para celebrar o São Martinho

Para todos aqueles que gostam de celebrar o São Martinho, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões do que se vai passar de norte a sul do país, com votos de um óptimo São Martinho.

Começamos a Norte, no fim-de-semana de 10 de Novembro vá conhecer o património de Trás-os-Montes onde o castanheiro é componente essencial da economia das populações rurais desta região e viva um magusto tradicional no Vidago Palace. Experimente apanhar castanha num bonito souto da Serra da Padrela, palco privilegiado para apreciação de castanheiros seculares e da paisagem envolvente.

O preço é a partir de 155 euros por pessoa, em quarto duplo standard, para duas noites com pequeno almoço incluído e o programa da apanha da castanha, de 10 de novembro. Para mais informação vá à página.

No Douro a nossa sugestão vai para o programa preparado pelo Hotel Rural Vínico da Quinta do Vallado, com  visitas aos hotspots do Douro, visitas à adega Vallado, peças de teatro sobre a Ferreirinha, momentos musicais e gastronómicos, assim como experiências vínicas e algum dolce far niente à lareira…Para mais informação visite a página do hotel.

Na região da grande Lisboa, o destaque vai para Oeiras, que  volta a celebrar o São Martinho com a já tradicional Festa da Castanha, no próximo dia 11 de novembro, das 11h00 às 22h00, no Largo 5 de Outubro do Centro Histórico de Oeiras. A par da oferta de castanhas (3 toneladas), estão disponíveis no local várias barraquinhas com gastronomia variada e muita animação, proporcionada por música ambiente e espetáculos.

Este evento pretende criar animação que gere atratividade e notoriedade para o centro da Vila, inserindo-se no âmbito da dinamização dos Núcleos Históricos do Concelho.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras com a colaboração da ACECOA – Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora, sendo o evento financiado pela CMO, através da atribuição de um subsídio à Associação.

A sul, vamos até Portalegre, onde a Câmara Municipal de Portalegre lançou um desafio aos Produtores de Vinho da região – Festejar o Dia de S. Martinho e o Dia Europeu do Enoturismo, a 11 de novembro, com provas de vinhos nos Museus e Espaços Culturais da Cidade. Neste dia os museus terão entrada gratuita. Esta iniciativa vai decorrer nos seguintes espaços: Casa Museu José Régio onde estará representada a Adega José Maria de Matos Pacheco, Herdeiros, Castelo de Portalegre cuja prova será da responsabilidade da Adega Tapada do Chaves, Galeria de S. Sebastião, com prova de vinhos da Casa da UrraMuseu Municipal onde estará a Adega Casa de Alegrete, Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino onde a Adega do Monte da Penha dá a provar os seus vinhos, e por fim o Museu Robinson onde a Adega Cooperativa de Portalegre expõe os seus néctares.

O evento terá início às 10h00 e prolonga-se até às 18h00. Fecha das 13h00 às 15h00, contando ainda com venda de vinhos nos vários espaços, visitas temáticas para adultos e crianças e o passatempo No dia de S. Martinho visite os Museus e Prove o Vinho, onde cada participante, ao fazer o percurso pelos vários locais de provas, recebe um passe que será carimbado com o carimbo da respectiva Adega. Quem finalizar o percurso fica habilitado a receber um cabaz de vinhos das Adegas participantes. Na Galeria de S. Sebastião poderá ainda apreciar a Exposição de Pintura Quadros Líquidos de João A. Rebelo, subordinado ao tema o vinho.

Herdade do Esporão

Na outra ponta do Alentejo, a Herdade do Esporão, com 600 hectares de vinha e uma paisagem de tirar o fôlego, preparou um programa especial , com provas de vinho novo de 2012, um almoço de gastronomia regional e a  reconstituição da lenda de São Martinho por actores do Teatro Pim.
Diz o velho ditado que: “Em dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho!” e a isso mesmo o convida o Enoturismo da Herdade do Esporão. Para o próximo dia 11 de Novembro foi criado um programa que reúne a visita às Adegas, uma prova do vinho novo de 2012, um almoço tradicional alentejano acompanhado de Monte Velho e ainda teatro. O programa especial deste dia tem início às 12h00, com a visita às adegas e com a prova.

O almoço levará à mesa o Creme de Abóbora com queijo de ovelha curado e o Cabrito assado, sobremesas tradicionais, sem esquecer as castanhas assadas. Os participantes vão poder ainda assistir à reconstituição da lenda de São Martinho numa animação encenada pelos actores do Teatro Pim, onde não faltam personagens típicas alentejanas e os jogos tradicionais, como a malha e o peão.

O preço é de 65 euros. As crianças até aos 5 anos não pagam, e existe um preço especial para famílias. A visita  de dia 11 de novembro está pendente das condições atmosféricas e requer reserva prévia com 48 horas de antecedência.

Por Clara Inácio
Fotos de Elsa Furtado

 

Deixar uma resposta