Emergências 2012: De Guimarães para Odemira

A Biblioteca Municipal de Odemira recebe, até 20 de outubro, a exposição de arte contemporânea experimental Emergências 2012, que é recebida na vila do litoral alentejano depois de ter integrado a programação de Guimarães, Capital Europeia da Cultura.

A mostra inclui projectos de autores que, através da ciência e da tecnologia, desenvolvem novos meios de expressão artística. As obras, nacionais e internacionais, incorporam processos químicos, fenómenos físicos e biológicos, eletrónica e informática, bem como ambientes virtuais e peças de NetArt.

Variáveis curiosas, como vírus informáticos e biológicos ou cristais de gelo do tempo dos dinossauros, são usados de forma a dar ao público uma amostra interessante para contactar com o caráter mais explorativo da criação artística de hoje.

O projeto é comissariado pela artista Marta de Menezes, fundadora e diretora artística da Associação Cultivamos Cultura, que nos últimos anos tem vindo a desenvolver o conceito de Bioarte, que explora a interação entre a arte e a biologia.

A Cultivamos Cultura é uma associação que, desde 2009, promove em São Luís, no concelho de Odemira, projetos com a comunidade, alguns dos quais em parceria com a Ectopia, um laboratório de artes experimentais que convida criadores (artistas, cientistas ou académicos) a desenvolverem projetos inovadores durante residências.

Texto de Ângela Nobre

Deixar uma resposta