Embaixada do México apresenta mostra Mitos y Mitotes a partir de 12 de Setembro

A Embaixada do México em Lisboa recebe a mostra Mitos y Mitotes, que  inaugura no dia 12 de setembro, e fica patente ao público até dia 10 de novembro.

A exposição propõe-se contar a história de Puerto Vallarta, uma cidade do México, através dos seus artistas que fazem parte do Coletivo Cultural Vallarta. São vinte e cinco artistas que criam os seus trabalhos em várias áreas, desde pintura, escultura, fotografia e paisagem sonora, usando como suporte fotografias da história antiga e recente desta cidade da costa ocidental do México. Manuel Lepe é o elemento central desta corrente pictórica que hoje em dia é reconhecido a nível internacional.

A origem do nome dada a esta exposição deve-se ao facto de Puerto Vallarta ter sido fundada a partir de um mito; e o seu conhecimento internacional deve-se a um outro mito: a relação escandalosa de Liz Taylor e Richard Burton durante as filmagens de A Noite de Iguana, em 1963. O resultado destas crenças, mitos e lendas remete para o mitote, ou seja, a festa, a agitação, a ação, a fusão e a inovação.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 e tem entrada é gratuita.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta