Elixir do Amor no Trindade, em Lisboa

O Teatro da Trindade, em Lisboa desde sempre foi considerado um teatro de características populares e, um exemplo disso é a encenação de óperas em português, como a que agora está em cena, na Sala Principal, até ao dia 19 de Outubro – O Elixir D’Amor, de Gaetano Donizetti.

A ópera cómica, encenada por Maria Emília Correia e com versão portuguesa do maestro Nuno Corte Real, encerra as celebrações dos 140 anos do Teatro da Trindade em Lisboa, seguindo depois em digressão para o Porto, Caldas da Rainha, Guimarães, Faro e Alcobaça.

O Elixir D’ Amor foi escrita em 1832 e, conta a estória de Nemorino, um camponês pobre e tímido, que morre de amores por Adina, uma bela proprietária rural, que está interessada no sargento Belcore, o que desespera o pobre apaixonado.

Sem saber mais o que fazer, Nemorino recorre a um “doutor” ambulante, Dulcamara, que lhe vende uma poção mágica para beber – o “elixir do amor”, com a promessa da sua amada se apaixonar por ele.

Depois de tomar a poção, estranhas coisas começam a acontecer ao jovem e, a ser perseguido por todas as jovens à sua volta, inclusive pela sua apaixonada, em vésperas de casamento com o sargento fanfarrão, o que o levam a acreditar nos poderes da tal bebida.

Num jogo entre as ilusões e a realidade, a verdade e a mentira, o amor vai passar por várias provas para poder provar se é verdadeiro ou não e então, poder encontrar o seu final feliz.

A ópera, que dura cerca de duas horas e meia, é totalmente em português e apresenta nos principais papéis, Carla Caramujo, João Cipriano Martins, Diogo Oliveira, Nuno Dias e Alexandra Moura. A acompanhar os cantores, o Coro de Câmara Lisboa Cantat e a Orquestra do Algarve.

Uma produção alegre, cheia de ironias e subtilezas, numa encenação moderna e divertida, bem ao estilo de Maria Emília e ao gosto dos espectadores.

Para ver, de quarta a sábado às 20 horas e domingo às 18 horas, na Sala Principal do Teatro da Trindade, ao Chiado, em Lisboa.

por Elsa Furtado


Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.