Eleição 7 Maravilhas Naturais de Portugal: Praias e Falésias

Praia do Porto Santo

A Praia do Porto Santo, um dos mais conhecidos valores naturais da Ilha, é banhada por um mar calmo e de águas cristalinas e estende-se por toda a costa sul em cerca de 9 km. A tonalidade das suas areias tornou o Porto Santo também conhecido por Ilha Dourada. A praia, além de oferecer tranquilidade aos seus banhistas, é famosa pela qualidade terapêutica das suas areias, devido às suas propriedades químicas e térmicas, hoje um facto comprovado cientificamente, e que atrai à Ilha visitantes com problemas do foro ortopédico e reumático. Estas areias são únicas no nosso país e raras no mundo.

Saliente-se ainda a flora dunar e a avifauna marinha presente neste ambiente costeiro. No que se refere à flora, além de oferecer uma grande beleza à Praia do Porto Santo, tem também um importante papel na fixação das dunas, podendo-se encontrar plantas de espécies indígenas, algumas endémicas e outras cultivadas ou naturalizadas. Relativamente à avifauna, existem algumas espécies nidificantes nas dunas como é o exemplo da rolinha-da-praia.

Madrinha: Fátima Lopes – Estilista

Pontal da Carrapateira

Localizado no concelho algarvio de Aljezur, abrange a faixa costeira de elevada importância ecológica e rara beleza natural entre as praias da Bordeira, a norte, e Amado, a sul, com falésias altas e recortadas entrando pelo mar, incluída no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A mancha de calcários da orla destas arribas distingue-se dos xistos predominantes da zona, ladeando uma área de areias de duna; por acção da erosão, esta orla calcária surge proeminente sobre o mar, fazendo surgir um sem número de pequenas enseadas de águas transparentes e rochas a pique.

Associado à marcante paisagem, o local apresenta uma importante biodiversidade, sendo zona de distribuição de habitats prioritários.

Padrinho: Dr. Francisco Pinto Balsemão

Portinho da Arrábida

O Portinho da Arrábida é, sem sombra de dúvidas, uma das mais belas praias da costa portuguesa. Neste pequeno lugar, situado no sopé da Serra da Arrábida, fundem-se de forma harmoniosa mil e uma variações de tons cromáticos, entre o azul do mar e o verde da vegetação mediterrânea única da Serra, o branco do calcário, salpicados ainda pelo contraste das habitações existentes e das embarcações ancoradas na enseada.

Num panorama de cortar a respiração avistam-se ainda a Pedra da Anixa, testemunho do avanço do continente, o Convento da Arrábida e, mais ao fundo, a península de Tróia.

Mesmo em frente à praia localiza-se o Parque Marinho Professor Luís Saldanha, que se estende até ao Cabo Espichel e que se destaca pela biodiversidade sem paralelo a nível nacional ou europeu, conhecendo-se mais de 1000 espécies de fauna e flora marinhas.

Padrinho: Luís Buchinho

Fotos de: Sara Santos e Vanessa Teixeira

1 Comentário

  1. boa noite e com mt desagrado k estou a escrever isto mas n poço ficar indeferente apos estar a ver o programa das 7 marabilhas de portugal(praias) ouvi declaraçoes e agradecimentos a tds as entidades mt espeçial aos cmt da marinha portuguesa ate aos governantes portugueses que nda fasem pr este pais, e entao onde estao os agradecimentos aos homens e mulheres que tanto dao a este pais e prestao na maioria e numa grande escala o socorro e a vigilançia na costa portuguesa que sao eles os BOMBEIROS de portugal???????????
    e triste andarmos horas dias semanas meses a prestar um serviço gratis a este pais e n sermos reconhecidos nem com um simples agradecimento. mas n sao essas atitudes de gente que n tem valor algum nem que nd fasem pr este bonito pais e nos tir a força e dedicaçao de salvar o proçimo.um grande abraço a tds os herois de portugal (bombeiros) de carlos calçada sub-chefe dos bombeiros da feira. bombeiros da feira sempre prontos

Deixar uma resposta