Eleição 7 Maravilhas Naturais de Portugal: Grandes Relevos

Parque Natural da Arrábida

Situado junto ao mar, entre Setúbal e Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida, é uma área em que se preserva um enorme conjunto de valores naturais, históricos, culturais e socioeconómicos, procurando a criação de um espaço de contacto, íntimo e consciente entre o Homem e o meio.

A imponente figura da Arrábida ergue-se debruçada sobre o Oceano Atlântico, do alto dos seus 500m, permitindo uma panorâmica vastíssima sobre toda a região envolvente. De natureza calcária, constituída por uma sucessão de estratos que lhe dá a forma de uma gigantesca escadaria a descer até ao mar, é nesta Serra que se encontra a vegetação mais característica do Parque Natural da Arrábida, fruto do clima e relevos próprios.

Madrinha: Ana Sobrinho

Vale Glaciar do Zêzere

O Vale Glaciar do Zêzere é uma maravilha da natureza que mostra bem os vestígios da glaciação há milhares de anos. Integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e Rede Natura 2000, atinge os 13 kms de extensão.

Em forma de «U», um dos maiores Vales Glaciares da Europa, desfruta de belezas geológicas inigualáveis como as austeras rochas graníticas dos Cântaros Magro, Gordo e Raso (1.928 m) e de reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico.

É por entre o percurso sinuoso do Vale Glaciar, que o Rio Zêzere sucede veloz, audaz e destemido, onde perdura o pastoreio e a agricultura de subsistência.

Integrado no Vale Glaciar do Zêzere merece destaque o Covão D’Ametade, antiga lagoa glaciar de incomparável beleza, situada no sopé do Cântaro Magro (1.420 m).

Madrinha: Elisabete Jacinto

Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico

A montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e o seu formato cónico é o marco mais evidente da origem vulcânica da ilha a que deu o nome. A sua riqueza geológica, as particularidades da sua vegetação, adaptada às condições adversas da montanha, associadas à sua exuberância paisagística, de onde se pode desfrutar a imensidade dos oceanos e avistar as ilhas do grupo central do Arquipélago dos Açores, fazem do Pico um dos mais belos vulcões do Mundo. Cobre-se frequentemente de neve no Inverno e é o maior atractivo desta ilha negra de basalto, com o qual foram edificados os muros dos currais de vinha, actualmente Paisagem Protegida da Vinha do Pico e Património da UNESCO.

Padrinho: António Cabral

Fotos de: Sara Santos e New 7 Wonders Portugal

Deixar uma resposta