Edição de 2015 da Judaica em Dose Dupla no São Jorge e em Belmonte

lOGO_judaica2015_IDA Judaica está de volta e com novas datas. A terceira edição do certame arranca no Cinema São Jorge, onde vai decorrer de 4 a 8 de março e depois tem estreia marcada para Belmonte, de 7 a 10 de maio. O evento que promove a cultura judaica avança para sua programação mais ambiciosa com um total de 12 longas-metragens de ficção, seis documentários, oito curtas e três sessões especiais. Além disso, a Judaica também contará com várias atividades paralelas.

O certame vai abrir com um evento literário no dia 4 de março no São Jorge, com a presença de Myriam Anissimov, autora do livro Romain Gary: a sua História na História, e Pedro Mexia, que lança o seu livro As Raízes do Céu.

Vai haver um grande destaque na programação para os 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, com duas antestreias nacionais dedicadas ao tema. Labirinto de Mentiras apresenta um mergulho nos meandros da investigação levada a cabo por um jovem e ambicioso procurador que culminou com os designados Julgamentos de Frankfurt-Auschwitz e que abalaram o país na década de 60. Por outro lado, Corre, Rapaz, Corre conta a história, igualmente verídica, de um menino polaco de oito anos que foge do gueto de Varsóvia em 1942. Espaço ainda para outra antestreia, Gett: O Processo de Viviane Amsalem, candidato de Israel ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e nomeado para o Globo de Ouro da mesma categoria.

A organização recomenda ainda os filmes Felix e Meira, Escravo de Deus e Kaplan como películas a seguir nesta edição do festival. Espaço ainda para as sessões para escolas, com a apresentação do roteiro Caminhos Judaicos numa conversa com o Rabino Schlomo Pereira sobre os preceitos centenários do que é o Kosher e o seu significado espiritual. Já em Belmonte o escritor José Manuel Fajardo vai apresentar uma sessão à volta de temas como “o Judaísmo, o Islão e o Laicismo”.

O evento vai ainda assinalar o feriado religioso Purim com eventos gastronómicos, e encerrará com uma Feira do Livro.

Por Pedro Nascimento

 

Artigo anteriorPedro Abrunhosa Inteiro: 20 anos a espalhar contemporaneidade
Próximo artigoMuseu do Oriente Organiza Oficina Monstruário nas Férias do Carnaval

Leave a Reply