EasyJet vai ter base em Lisboa e lançar dez novas rotas

A transportadora aérea Easyjet vai ter uma nova base em Lisboa, já a partir do Inverno de 2011, anunciou ontem aos jornalistas Carolyn McCall Chief Executive da EasyJet, durante uma apresentação que contou também com a presença do Primeiro-Ministro, Ministro dos Transportes, Presidente do Turismo de Portugal – Luís Patrão, Presidente da Câmara de Lisboa, entre outras figuras do governo.

“Esta nova base representa um investimento de 300 milhões de euros e 2000 postos de trabalho, directos e indirectos”, anunciou Carolyn McCall Chief Executive da EasyJet aos jornalistas e espera trazer para Lisboa mais um milhão de passageiros por ano.

Com esta nova base, a easyJet vai também ter uma frota inicial em Lisboa de três aviões Airbus 319, entre os quais o “Pride of Lisbon”, a mais recente aeronave da frota da Easyjet, que foi ontem simbolicamente baptizada por José Sócrates, e que a transportadora pretende aumentar até sete aviões “estacionados” em Lisboa.

Outra das novidades é a criação de dez novas rotas, à partida de Lisboa, e que a easyJet espera ter definidas até à próxima Primavera, mas os responsáveis adiantaram que devem ser cidades com interesse turístico e empresarial, sendo as cidades marroquinas, uma das possibilidades.

A easyJet vai também passar a ter um espaço próprio no Terminal 2, onde vão passar a ser realizadas as partidas dos seus voos, passando as chegadas para o Terminal1, o handling continua a ser realizado pela Portway. Nesta nova fase, a transportadora pretende alcançar o mercado business, com mais voos matinais e reforçar o mercado leseiure, e mantendo as low fare, a que já habituou o mercado.

A escolha de Lisboa, para a instalação da nova base deveu-se ao contínuo crescimento de passageiros transportados pela easyJet, chegando a transportadora a assumir o segundo lugar depois da TAP e uma quota de mercado de 10%, com 1,3 milhões de passageiros transportados em 2009, e também à atractividade de Lisboa e de Portugal, como destinos turísticos, explicou ainda Carolyn McCall.

No final de Outubro, a easyJet passa a voar também para Barcelona à partida de Lisboa, depois de recentemente ter inaugurado uma rota para Toulouse e anteriormente Edimburgo, ambas em 2010, perfazendo actualmente o número de 15, as rotas à partida de Portugal.

Texto e fotos de Elsa Furtado

Deixar uma resposta