Douro Film Harvest regressa em Setembro

DFH-2013-(Sem-Logos)A região do Douro e a cidade do Porto recebem mais uma edição do Douro Film Harvest, entre 14 e 21 de setembro. O festival de cinema, que pretende levar ao mundo o que de melhor se faz na região combinando a sétima arte com a música, a gastronomia e o vinho, tem no programa um total de 24 filmes, todos em estreia nacional, alguns deles mesmo inéditos a nível europeu e mundial.

O realizador português João Botelho, cuja obra remeteu já várias vezes para a região do Douro, será o homenageado na abertura do festival.

Em competição na Wine Films – secção que espelha a ligação entre o vinho, uma das grandes riquezas dourienses, e o cinema – estarão, entre outros,  A Year in Burgundy, de David Kennard, Wine of Summer, de Maria Matteoli com participação de Sónia Braga ou Tesouro, filme de Marcantonio del Carlo, que marca a estreia de uma película nacional nesta categoria.

Já a gastronomia estará em destaque na secção Food Films. Aqui concorrem, todos em estreia nacional, 18 Comidas, de Jorge Coiro; Jiro Dreams of Sushi, de David Gelb; Dive!, de Jeremy Seifert; Perfect Sense, de David Mackenzie e ainda Tasting Menu, de Roger Gual.

 

douro_film2013

O realizador Gonçalo Galvão Teles, o jornalista Pedro Garcia, o enólogo George Sandeman, Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal e António Augusto Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD compõem o júri na categoria de filmes alusivos ao vinho. Quanto à comida, a tarefa cabe a Ricardo Campos Costa, proprietário do restaurante Shis Clérigos, ao realizador Leonel Vieira, ao chefe Vítor Matos, a Sónia Mendes, da Associação Portuguesa de Nutricionistas e a Miguel Osório, administrador do grupo SONAE.

A Nossa Colheita e Fora da Carta são as rubricas a ter em conta fora da competição, que inclui ainda a secção Curtas da Casa. Na primeira será apresentada Mau Vinho, curta-metragem de Mercantonio del Carlo e na segunda o filme Vinho de Chinelos e um episódio extra de Mondovino, película de Jonathan Nossiter, já exibida no Douro Film Harvest.

Realizado desde 2009, o Douro Film Harvest é já um caso único no cenário cinematográfico mundial, ao aliar a seleção dos melhores filmes às melhores colheitas vinícolas da mais antiga região demarcada do mundo. Por aqui já passaram, em edições anteriores, estrelas como Bo Derek, Sophia Loren, Andie MacDowell ou Milos Forman.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta